PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO BRASIL: Uma visão geral e estratégica

Por Dr. Dannylo Sousa
Baixar PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO BRASIL: Uma visão geral e estratégica pdf, epub, mobi, eBook
De acordo com o mais recente levantamento do número de cabeças de gado em cada país, publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA, o Brasil tem o segundo maior rebanho de gado do mundo. Com 244 milhões de cabeças, o Brasil detém 25% do rebanho mundial de gado. O Brasil fica atrás somente da India, que possui um rebanho de 303 milhões de cabeças. Porém, na contabilidade desse país, os búfalos foram considerados como bovinos, o que não acontece na contagem feita para medir o tamanho do rebanho brasileiro.

Analisando os números brasileiros mais de perto, dos 244 milhões de bovinos no Brasil, 238 são criados, recriados e terminados a pasto; isso representa 97.5% do rebanho nacional. Embora somente 2,5% dos bovinos são terminados em confinamento, isso representa 6,1 milhões de cabeças. Número que parece pequeno diante do total, mas se o confinamento brasileiro fosse um país, teria o décimo quarto maior rebanho do mundo.

O Brasil vem se consolidando como a maior potência pecuária do mundo, ficando em primeiro lugar entre os países exportadores de carne. Em 2020, o Brasil exportou 2,5 milhões de toneladas de carne, quase o dobro que o segundo colocado, a Austrália com 1,4 milhões de toneladas exportadas. Porém, apesar dos números expressivos que o Brasil apresenta, seu potencial produtivo ainda é pouco explorado. O desempenho pecuário do Brasil poderia ser ainda mais expressivo, visto que a taxa de lotação animal (número de animais por hectare de pasto) ainda é muito baixa. A média nacional é de 1 unidade animal (450 kg de peso vivo) por hectare. No entanto, temos dados consistentes de pesquisas mostrando que essa taxa de lotação pode ser muito maior, tornando a atividade mais sustentável, tanto economicamente quanto ambientalmente. O aumento da produção animal, principalmente à pasto, está associado a melhores resultados econômicos e melhor uso da terra.

É fato que o Brasil é um país pecuário e seu desenvolvimento econômico é, extensivamente, dependente do agronegócio. De acordo com dados publicados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro foi responsável por 26,6% do PIB brasileiro em 2020, onde o PIB do país foi de R$ 7,45 trilhões, e o PIB do agronegócio chegou a quase R$ 2 trilhões. A aptidão do Brasil para a produção de alimentos é devido às condições de clima e solo, que são, de modo geral, favoráveis em todo território nacional. Discutiremos as diferenças de cada bioma brasileiro, para entender melhor como a produção de gado de corte ocorre nos quatro cantos do país.

A produção de gado de corte envolve uma série de variáveis, se tornando relativamente complexa e, exigindo assim, profissionais capacitados para estar à frente dos sistemas de produção. O amadorismo não tem mais espaço na pecuária moderna, com as margens de lucro ficando cada vez mais estreitas, a diferença entre o sucesso e o fracasso está nos mínimos detalhes. Esse livro busca fazer uma revisão geral da produção de gado de corte no Brasil, com destaque para pontos estratégicos que contribuem de forma mais consistente para o aumento da eficiência do sistema de produção como um todo.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Dr. Dannylo Sousa
  • ASIN: B097YZ69D9
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 4520 KB
  • Nº de Páginas: 100
  • Categoria: Artesanato, Casa e Estilo de Vida

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO BRASIL: Uma visão geral e estratégica, escrito por Dr. Dannylo Sousa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.