Operações de Pensamento na Produção Textual
Por Professor Mourão Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo levar alunas do magistério a refletirem sobre o texto por elas produzido, a fim de que nas mesmas fosse despertado o interesse pela própria produção. Com esse objetivo, foi utilizado o recurso de algumas O.P. (Operações de Pensamento) sugeridas por Raths, Louis Edward et alii.
A pesquisa foi realizada com quarenta e sete alunas concludentes do 4 ano pedagógico do Instituto de Educação do Ceará e consistiu em um programa de cinco aulas semanais ministradas no horário normal durante um semestre, como se se tratasse de uma disciplina regular do curso. Do total da amostra, foram retiradas onze sujeitos que não estiveram presentes no primeiro dia de aula do programa, ocasião em que se deu início à aplicação do estudo.
Utilizou-se o método de análise comparativa entre três composições: a primeira, coletada no primeiro dia de aula, seguindo os moldes tradicionais; a segunda, coletada ao final do curso, após leituras e debate acerca do tema da composição, bem como após contato com as O.P. (Operações de Pensamento) aplicadas no decorrer do semestre; finalmente, uma terceira composição, de acordo com os moldes da primeira.
Pode-se concluir que o processo seja considerado aceitável, tendo em vista que a aluna do pedagógico (submetida a um processo de escolarização e aquisição da escrita de no mínimo doze anos) apresentou, após um período de apenas quatro meses (um semestre letivo), alteração satisfatória tanto na escrita como no comportamento.
A pesquisa foi realizada com quarenta e sete alunas concludentes do 4 ano pedagógico do Instituto de Educação do Ceará e consistiu em um programa de cinco aulas semanais ministradas no horário normal durante um semestre, como se se tratasse de uma disciplina regular do curso. Do total da amostra, foram retiradas onze sujeitos que não estiveram presentes no primeiro dia de aula do programa, ocasião em que se deu início à aplicação do estudo.
Utilizou-se o método de análise comparativa entre três composições: a primeira, coletada no primeiro dia de aula, seguindo os moldes tradicionais; a segunda, coletada ao final do curso, após leituras e debate acerca do tema da composição, bem como após contato com as O.P. (Operações de Pensamento) aplicadas no decorrer do semestre; finalmente, uma terceira composição, de acordo com os moldes da primeira.
Pode-se concluir que o processo seja considerado aceitável, tendo em vista que a aluna do pedagógico (submetida a um processo de escolarização e aquisição da escrita de no mínimo doze anos) apresentou, após um período de apenas quatro meses (um semestre letivo), alteração satisfatória tanto na escrita como no comportamento.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Professor Mourão
- ASIN: B09F3S3QXX
- Idioma: Português
- Tamanho: 2855 KB
- Nº de Páginas: 211
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Operações de Pensamento na Produção Textual, escrito por Professor Mourão. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.