O Subterrâneo do Morro do Castelo
Por Lima BarretoEm 1905, durante as obras de modernização do Rio de Janeiro promovidas pelo prefeito Pereira Passos, o Morro do Castelo foi parcialmente derrubado para a abertura da Avenida Rio Branco (originalmente chamada Avenida Central). Lima Barreto, então colaborador do jornal Correio da Manhã, começou a publicar em 28 de abril daquele ano uma série de crônicas sobre a demolição. À medida que as obras avançavam, os textos publicados no jornal ganhavam contornos de ficção, explorando a lenda urbana sobre um tesouro que teria sido enterrado pelos jesuítas sob o morro. Ao mesmo tempo, explorava uma história de amor entre uma aristocrata, seu amante jesuíta e o francês Jean-François Duclerc.
A última crônica sobre o tema foi publicada em 3 de junho de 1905[4]. Publicados sem assinatura, os textos foram mais tarde identificados como de autoria de Lima Barreto pelo seu biógrafo Francisco de Assis Barbosa.
Só em 1997 os textos foram reunidos e publicados em forma de romance.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Lima Barreto
- ISBN-10: 1512336602
- ISBN-13: 978-1512336603
- ASIN: B0973NFYHW
- Idioma: Português
- Tamanho: 1332 KB
- Nº de Páginas: 73
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!