O mundo fora de prumo: Transformação social e teoria política em Shakespeare
Por José Garcez GhirardiNo centro dessa ruptura radical, está aquilo a que se poderia chamar de mudança do estatuto do desejo, traço constitutivo da originalidade Moderna. Em cada uma das peças de Shakespeare, há uma tensão palpável entre o desejo de realização interna das personagens — Macbeth, Romeu e Julieta, Otelo e Desdêmona, Lear, os exemplos se podem achar em cada uma de suas tramas — e a normatização externa do social, com seus comandos, suas hierarquias, suas leis, seus interditos.
Esse desejo interno é apresentado, no entanto, com grande ambivalência, o que tona sublimemente fascinantes as tramas de Shakespeare. O desejo pode ser instrumento de epifania pessoal e de restauração da ordem, como nas comédias, ao mesmo tempo em que pode ser causa de perdição individual e instauração da desordem, como nas tragédias e peças históricas. O Bardo não dá um veredito definitivo sobre a natureza do desejo mas descreve com beleza inigualável seu funcionamento, suas mudanças constantes e a forma como alternadamente nos eleva e nos deprime, fazendo de nós seres em permanente mudança.
Se o mundo segue fora de prumo — talvez mais ainda do que há uma década — o teatro de Shakespeare continua a ser um espelho poderoso para nosso tempo. Mais do que isso, pela pluralidade de leituras que permite, pela convergência de interpretações díspares que consente em sustentar, seus textos nos lembram que nossas percepções são sempre provisórias e limitadas, e que a diversidade de olhares, a pluralidade de distinções da grande cena que é nossa vida em comum é uma riqueza a preservar, não um problema a combater.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José Garcez Ghirardi
- ISBN-10: 8563182129
- ISBN-13: 978-8563182128
- ASIN: B097173C2G
- Idioma: Português
- Tamanho: 10210 KB
- Nº de Páginas: 197
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O mundo fora de prumo: Transformação social e teoria política em Shakespeare, escrito por José Garcez Ghirardi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.