O que é Literatura Gótica e quais são as suas características?

o que é literatura gótica

A literatura gótica começou no final do século XVIII na Inglaterra e tornou-se os primeiros gêneros literários famosos a inspirar paixão. Os poetas da época também incorporaram elementos góticos em suas obras. A literatura gótica permaneceu proeminente e famosa entre os leitores ao longo dos séculos XIX e XX. Basicamente, a ficção gótica é dominada e diferente, pois é uma mistura de romantismo e horror.

Horace Walpole deu início ao conceito de ficção gótica a partir de seu primeiro romance chamado “O Castelo de Otranto” em 1764.

Autores famosos de literatura gótica

A literatura gótica é um tipo de literatura que contém um toque de terror e prazer literário romântico nela. No século XIX, essa literatura ganhou popularidade a partir da obra de Mary Shelley e Edgar Allan Poe. “Frankenstein” é uma das famosas e interessantes peças da literatura gótica de Mary Shelly. Outro romance famoso desta época foi “Drácula”, de Bram Stoker.

Bem, a palavra gótico se refere aos edifícios dos tempos “medievais” em que essas histórias góticas acontecem. O romance gótico inglês também dá origem a novos tipos de romance, como o alemão Schauerroman e o francês Roman Noir.

Romances góticos: sua origem e histórico

Sem dúvida, é incrível ler uma história com um grande enredo. O mesmo acontece com romances góticos; você pode encontrar um monte de entretenimento nele na forma de horror. “Foi uma noite escura e terrível”, não é um começo incrível? Todos adoramos ler tais histórias. A literatura gótica tem um longo histórico na qual você pode encontrar um monte de romances com fantasmas, espíritos sem cabeça e ghouls que podem perturbar os personagens principais.

Características da literatura gótica

O termo “Romance Gótico” refere-se às histórias que contêm elementos de horror e romance. Na maioria das vezes, os romances góticos lidam com as incidências sobrenaturais / paranormais ou podemos dizer que eventos ocorrem na natureza que não podem ser descritos facilmente ou coisas sobre as quais não temos nenhum controle. As histórias góticas frequentemente seguem um enredo misterioso. Alguns dos elementos góticos famosos são:

  • Profecias
  • Cenário decadentes, como casas e mansões assombradas, edifícios misteriosos e castelos etc.
  • Donzelas em angústia
  • Romance
  • Emoções ou sentimentos profundos
  • Heróis
  • Loucura
  • Personagens sobrenaturais, fantasmas, gigantes, monstros e vampiros

Elementos da literatura gótica

Existem diferentes elementos da literatura gótica que surgiram no mundo da literatura de tempos em tempos. Veja eles:

Charme com o passado

A maioria dos escritores romantizou o passado, especificamente o período medieval. Na maioria dos romances góticos, castelos são proeminentes como a obra de Horace Walpole “O Castelo de Otranto” e “Frankenstein” escrita por Mary Shelley. Em ambas as obras, o cenário era bastante histórico e aterrorizante.

O sobrenatural

Um elemento sobrenatural é outra coisa proeminente, pode-se ver na literatura gótica. No século XX, as histórias de fantasmas góticos publicadas por M.R. James foram a reação da ascensão da ciência e da tecnologia. “A Balada do Velho Marinheiro” escrito por Samuel Taylor também foi famosa na época. Samuel escreveu um poema gótico no qual representa o poder sobrenatural de uma forma incrível.

Importância da sexualidade

A literatura gótica também forneceu um canal para a exploração da sexualidade de uma maneira excelente. Isso acontece na era vitoriana, a famosa obra da época foi “Drácula” em que o vampiro sanguinário foi mostrado. Além disso, “Annabel Lee” foi outra obra famosa em que a aparência de uma figura demoníaca do amor foi retratada pelo autor.

Horror

Muitos escritores góticos usaram o elemento de horror em seus trabalhos, como “Frankenstein” de Mary Shelley. Nesta obra, castelo sombrio, monstro e imagens de cemitério foram mostrados, criando um efeito de terror nos leitores. Outros exemplos de obras góticas de terror são “Os Mistérios de Udolpho” de Ann Radcliffe.

Retratos psicológicos

Na literatura gótica, você também verá temas de ansiedade emocional e loucura. No século XX, o gênero ficou mais proeminente e os autores começam a escrever sobre o horror interno da psicose. O melhor exemplo é “O Papel de Parede Amarelo“, de Charlotte Perkins Gilman.

Locais exóticos

Na literatura gótica, você também verá um cenário exótico e este elemento permaneceu proeminente na história do trabalho gótico por um longo tempo. No século XIX, William Bedford através de seu trabalho “Vathek” ajuda a popularizar o orientalismo com costumes e culturas asiáticas e árabes.

Técnicas experimentais

A literatura gótica possui técnicas experimentais como a mudança dos narradores. No século XX, muito desenvolvimento se dá no mundo da literatura gótica. Algumas das obras famosas em que as técnicas experimentais furam utilizadas pelos autores são “Enquanto Agonizo” de William Faulkner.

O herói

A literatura gótica torna famoso o anti-herói, um protagonista imperfeito que possui elementos sombrios e malignos em sua natureza. Podemos ver muitos heróis góticos na obra de Lord Byron como, “Peregrinação de Childe Harold” e “Manfred“.

Uso repetido de motivos

São inúmeros os exemplos de literatura gótica que englobam motivos semelhantes que dão um toque temático. O melhor exemplo é The Motif of the Doppelganger, que mostra os dois lados da natureza humana.

Simbolismo

O simbolismo aparece pela primeira vez no século XVIII, a escrita gótica fez uma utilização esmagadora do imaginário para aprofundar temas da experiência humana. Regularmente, os componentes extraordinários, por exemplo, o oculto e ridículo adepto do claustro em “O Monge“, de Matthew Lewis, de 1796, transmitem o medo envolto contido no instinto humano. “O Retrato de Dorian Gray“, de Oscar Wilde, publicado um século depois, atinge o mesmo feito com as imagens da pintura homônima.

Mulheres em apuros

Para desenvolver a sensibilidade e aflição no leitor, as personagens femininas frequentemente enfrentam ocasiões que as deixam desmaiadas, nervosas, gritando e/ou chorando. Uma mulher corajosa abandonada, pensativa, indefesa, sozinha e abusada é regularmente a figura central do romance, tendo seus sofrimentos significativamente mais expressados.

Mulheres debilitadas por um homem incauto e dominador

Um ou mais personagens masculinos com a força, como governante, mestre da propriedade ou pai, para solicitar que uma ou mais personagens femininas façam algo horrendo. A personagem pode ser obrigada a se casar com alguém que não ama ou cometer um delito.

Indicamos estes livros

Se você gosta de histórias sombrias, misteriosas, cheias de suspense, e está interessado em se aventurar na literatura gótica, então você vai adorar os livros abaixo:

o castelo de otranto O Castelo de Otranto
Carmilla A Vampira de Karnstein Carmilla: A Vampira de Karnstein
A assombração da Casa da Colina A Assombração da Casa da Colina
Drácula Drácula
O Médico e o Monstro O Médico e o Monstro
o castelo de otranto Frankenstein
Contos de terror, de mistério e de morte Contos de terror, de mistério e de morte