O Lugar da Poesia Heterônima de Fernando Pessoa e Outros Estudos
Por Marco Antônio Escobar De um modo geral, os estudos que compõem este livro tratam, direta ou indiretamente, de um único problema: a questão dos gêneros literários, apresentada aqui de uma perspectiva específica, a teoria lógico-linguística proposta por Käte Hamburger em seu livro A lógica dos gêneros literários (Die Logik der Dichtung). Os dois primeiros estudos abordam a questão de forma mais teórica; os quatro últimos são teoria aplicada à obra de dois autores, um, português, Fernando Pessoa, outro, brasileiro, Graciliano Ramos, chamados a nos ajudar no trabalho de testar a teoria. Pelo que foram, sem dúvida, amplamente recompensados, pela nova luz que sobre suas obras incidiu.
Nos dois primeiros textos, o leitor pode acompanhar a ascensão e queda do conceito de literatura, que não resistiu ao ser colocada em questão a sua legitimidade, e, em consequência disso, pode-se perceber que aquele conceito que se considerou durante muito tempo como uno, homogêneo, albergava em si instâncias, ou gêneros, de natureza completamente diferente: de um lado, a ficção, de outro, a poesia (o lírico), que não constitui um domínio específico, mas é parte de um domínio mais amplo – que Genette caracterizou como sendo de expressão direta: “simplesmente uma fala que se investe diretamente no discurso da obra” e que corresponde àquilo que hoje chamamos domínio da enunciação. Versão moderna da distinção aristotélica entre poièsis (mimèsis) e logos, foi a esta distinção que a estudiosa alemã dedicou uma atenção especial e que atraiu para ela uma forte rejeição de muitos de seus pares, tanto no campo dos estudos literários como no dos estudos linguísticos (campos estes que, diga-se de passagem, não obstante os esforços de nossa autora, muitos insistem em manter separados).
Nos quatro estudos seguintes, ocupamo-nos da discussão dos dois pontos mais controvertidos da teoria de Hamburger – a caracterização do poema lírico como enunciado de realidade e a exclusão, para fora do campo da ficção, do romance em primeira pessoa – a partir da análise de duas importantes obras da literatura em língua portuguesa: em relação ao primeiro ponto, a poesia heterônima de Fernando Pessoa; em relação ao segundo, os romances memorialistas de Graciliano Ramos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marco Antônio Escobar
- ASIN: B09GRFMDSD
- Idioma: Português
- Tamanho: 2386 KB
- Nº de Páginas: 1253
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Lugar da Poesia Heterônima de Fernando Pessoa e Outros Estudos, escrito por Marco Antônio Escobar. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura.



