Realizada a leitura inaugural, na presença de todos os monges, pouco a pouco, viram nascer o interesse pelas histórias ali encontradas e pelas inspirações que causaram. A respeito do destino do livro, anos e anos mais tarde, constataram a intenção do desconhecido, porque a guarda temporária destinada ao templo se tornara definitiva.
Esse foi o contexto que permitiu serem desenvolvidas as três sequências de histórias que compõem o romance. Elas acontecem em uma instância à parte dos desejos habituais, tomando rumo próprio e obedecendo, se é que se pode falar assim, a um caminho que pertence às atitudes da época e aos valores, certos ou não, de nossa era corrente.
Como levam em conta os valores emocionais, se pode compreender, a partir daí, o trabalho das culturas em lidar com as deformações de caráter do indivíduo.
O livro serve de alento ao leitor interessado em certas ações misteriosas da alma humana, além de compor episódios de amor à reflexão e à existência.
Alguns relatos da inteira história.
O lago – Homem tenta sair a pé das águas de um lago e não consegue; mesmo fora, tem a estranha certeza de que ainda se encontra envolvido por elas.
A linha – Um monge, inventor de histórias em forma de metáforas sonha com uma linha abstrata, enigmática, cujos poderes o dominam e regem sua vida.
O mestre e seu jardim – O embate de um monge que, ao perder seu jardineiro, não consegue mais trabalhar.
O barco – Em viagem pelo Mar Amarelo, um grande barco de madeira muito bem construído ao longo da História, em poucos dias, aumenta de tamanho e depois de outros diminui, transformando-se em um fenômeno incompreensível.
O encave – Homem sem nome que intencionalmente constrói uma maneira de se abster de seus sentidos como uma nova forma de viver.
O sol e o fim do mundo – Chinês inicia a pé uma travessia através do percurso mais longo da Ásia, rumo ao lugar do crepúsculo, onde deveria ver o Sol descer à Terra.
A cura – Sem suportar o poder de materializar desejos maldosos, Luo Ling procura o monge-mor do templo para se livrar desse mal que, ao contrário do que esperava, a atormenta.
A devolução – Operário demolidor de antigas construções encontra um tesouro e tenta, sem sucesso, devolvê-lo ao seu dono.
A dívida – Um jovem ocasionalmente descobre o talento de esculpir em metais nobres; enriquece, e a família, antes perdida, retorna trazendo inúmeras dificuldades para o seu trabalho.
O achado de Liao Shen – Homem de negócios encontra em sua escrivaninha um objeto com características semelhantes às humanas e tenta escondê-lo de todos que o cercam.
A libertação – Ao tentar ajudar um rapaz, o jovem mestre Chon Tse, vê-se envolvido por acontecimentos iguais ao que tivera no passado; vive episódios de dor e um relato contido em um livro azul o ajuda a transformá-los.
A volta – Monge experiente retorna à aldeia onde fora traído por seus antigos companheiros; deixando-se abandonar, descobre um modo inusitado de resolver a história.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Elro Masullo
- ASIN: B01J9WI3DU
- Editora: Elro Masullo
- Idioma: Português
- Tamanho: 2616 KB
- Nº de Páginas: 202
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O LIVRO AZUL, escrito por Elro Masullo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.