O Jovem Malcom X (Jovens sem fronteiras Livro 1)

Por Jeosafá

Sobre o livro

Malcolm X é merecidamente um dos maiores ícones da luta contra o racismo e a discriminação racial no mundo todo.

Entre a juventude, em todos os continentes, ele inspira uma quantidade imensa de movimentos e organizações de natureza cultural, social e política – do hip hop aos núcleos de consciência e cidadania nas periferias das grandes cidades.

Essa identificação de jovens e pobres com Malcolm X se deve em grande parte ao fato de ele mesmo ter-se tornado a voz mais dilacerada dos trabalhadores negros dos guetos urbanos norte-americanos – mas também a suas origens e esforços pessoais de menino pobre do interior que, atirado pela orfandade no tumulto da cidade grande, é empurrado para o crime pelas condições sociais e políticas indignas reservadas aos negros nos EUA.

Autodidata, com apenas o ensino fundamental, depois de preso aos vinte e um anos de idade por assalto a mão armada e formação de quadrilha, ele traçou para si um caminho de superação duríssimo.

Por meio da autodisciplina, da autoinstrução e de uma determinação feérica, em poucos anos, dos quais os sete iniciais encarcerado, ele se tornou um dos maiores exemplos do combate à injustiça social e ao racismo.

É isto que o leitor tem em mãos neste O jovem Malcolm X, de Jeosafá Fernandez Gonçalves, Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, com especialização nas relações Brasil-África, autor também de O jovem Mandela.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores