O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos

Por José D'Assunção Barros
Baixar O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos pdf, epub, mobi, eBook
A Idade Média conheceu um dos mais vigorosos movimentos poético-musicais da história: o trovadorismo. Os trovadores eram poetas-cantores que percorriam terras e ambientes sociais diversos, compondo e divulgando cantigas que falavam do amor, da vida, mas também da política e da sociedade na qual viviam. Um dos mais vigorosos movimentos de trovadores da Idade Média foi o dos reinos do ocidente Ibérico, notadamente Portugal e Castela, ambientes nos quais adquiriram especial destaque as chamadas cantigas satíricas. Para além da mera representação da sociedade, o palco trovadoresco dos paços do Portugal e da Castela ducentistas desempenhava fundamentalmente o papel de um ‘laboratório de experiências sociais’. Um laboratório que também atendia aos desígnios do projeto centralizador dos monarcas ibéricos. Por ali, o rei podia conhecer toda a sociedade que pretendia governar. Conhecer para controlar.
O papel do jogral desclassificado era de suma importância neste laboratório de experiências sociais. Através dele, o monarca tinha acesso a informações que de outra forma lhe seriam ocultadas. Informações vindas de fora do Paço, mas também de dentro do seu próprio círculo de poder, no qual a bajulação e a hipocrisia por vezes ocultavam do rei dados vitais para corrigir os descaminhos do seu governo, avaliar forças em oposição, compreender demandas e medir descontentamentos. Em vista disto, os próprios reis ibéricos medievais tornaram-se eles mesmos grandes protetores da poesia trovadoresca, abrindo seus palácios e cortes para saraus poéticos e musicais que depois passaram à história através do seu registro nos diversos cancioneiros medievais. Este livro aborda o jogo de tensões sociais e políticas que pode ser entrevisto nestas célebres cantigas trovadorescas.
Era somente abrindo-se ao escárnio que o monarca podia enxergar a si mesmo. E foi convocando os poetas marginalizados, ao introduzi-los na função satírica, que ele conseguiu superar os constrangimentos da hierarquia por demais respeitosa. O “jogral atrevido” era uma “palavra perdida”, um elemento de perturbação necessária, ou a substância estranha contra a qual reagiam os elementos aristocráticos da corte. Era ainda uma espécie de “catalisador” que jogava uns contra os outros, ou os forçava a combinarem-se entre si.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): José D’Assunção Barros
  • ASIN: B016KVE8E6
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 656 KB
  • Nº de Páginas: 50
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O Jogo do Poder entre os Trovadores Ibéricos, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.