Publicou mais de duzentos livros, sozinho ou em colaboração. Entre os mais famosos estão “A teoria da ciência jurídica” (1950), “A teoria da norma jurídica” (1958), “A teoria da ordem jurídica” (1960) e “O positivismo jurídico” (1961), surgidos de seus cursos. Outros nasceram de compilações de ensaios, como “Jusnaturalismo e positivismo jurídico” (1967), “Estudos para uma teoria geral do direito” (1970) e “Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito” (1977). Sempre escreveu dialogando com os clássicos, especialmente Hobbes, Kant, Hegel, Marx, Weber e Kelsen, cujas obras conhece profundamente.
Ao longo de décadas, coerentemente, Bobbio enfatizou a importância da democracia, dos direitos individuais e da lei. Defendeu a concepção relativista da verdade, o espírito de tolerância, a recusa ao fanatismo, o respeito às minorias e a pluralidade. Mas nunca negou sua condição de homem de esquerda, adepto de mudanças e crítico das desigualdades, buscando encontrar um terceiro caminho entre o bloco comunista e o mundo capitalista. Tal caminho teria de combinar teses marxistas e teses liberais. Justamente por isso, envolveu-se em muitas polêmicas, mas obteve o respeito unânime dos seus interlocutores, que, sem exceção, consideram-no um dos maiores intelectuais do século XX.
César Benjamin
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Norberto Bobbio
- ISBN-10: 8585910518
- ISBN-13: 978-8585910518
- ASIN: B0938RW64M
- Idioma: Português
- Tamanho: 1159 KB
- Nº de Páginas: 600
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O filósofo e a politica, escrito por Norberto Bobbio. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.