13 Livros Mais Assustadores de Todos os Tempos

13 Livros Mais Assustadores de Todos os Tempos

A literatura pode ser uma experiência artística bela e comovente. Os melhores escritores nos colocam cara a cara com cenários e emoções que talvez nunca encontraríamos na vida real, expandindo nossa compreensão do universo e do ser humano. Mas a literatura também pode nos assustar até a morte.

Livros assustadores têm imenso poder sobre seus leitores. Eles são construídos daquela maneira lenta e cheia de suspense que deixa o leitor sentado apreensivo na cadeira, virando as páginas freneticamente para ver o que acontece a seguir. Eles produzem um pavor iminente na boca do estômago, os cabelos da nuca se arrepiam, e nos fazem imaginar todos os detalhes horríveis enquanto lemos. Como leitores, amamos essa sensação. Se você está com vontade de ter medo, aqui estão alguns dos livros mais assustadores já escritos.

1. O Cemitério, de Stephen King

Este é provavelmente o romance mais assustador que Stephen King já escreveu. Quando os Creeds se mudam para uma bela casa antiga na zona rural do estado de Maine, tudo parece bom demais para ser verdade: pai médico, esposa bonita, filhinha encantadora, filho adorável e agora um lar maravilhoso. Como família, eles têm tudo … até um gato adorável. Mas os bosques próximos escondem uma verdade arrepiante, mais aterrorizante que a própria morte e terrivelmente mais poderosa. Os Creeds vão aprender que às vezes estar morto é melhor.

2. A Ilha do Doutor Moreau, de H. G. Wells

Na Ilha do Dr. Moreau, um cavaleiro naufragado chamado Edward Prendick, preso em uma ilha do Pacífico sob o comando do famoso Dr. Moreau, enfrenta segredos sombrios, criaturas estranhas e um motivo para lutar por sua vida.

3. O Barril de Amontillado, de Edgar Allan Poe

A vingança se torna mortal quando o narrador, Montressor, enterra seu amigo Fortunato vivo, como resultado de um desafeto. O Barril de Amontillado é notavelmente arrepiante, pois transmite o assassinato pela perspectiva do agressor.

4. O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson

O jovem cientista idealista Henry Jekyll luta para desvendar os segredos da alma. Testando produtos químicos em seu laboratório, ele bebe uma mistura que espera isolar – e eliminar – o mal humano. Em vez disso, desencadeia as forças das trevas dentro dele, transformando-o no hediondo e assassino Sr. Hyde.

5. A Volta do Parafuso, de Henry James

Uma das histórias de fantasmas mais emocionantes da literatura mostra a transformação sinistra de duas crianças inocentes em flagrantes mentirosos e hipócritas. O conto elegantemente contado sobre horror e terror psicológico cria o que poucas histórias da literatura foram capazes de fazer – um sentimento completo de pavor e incerteza.

6. Frankenstein, de Mary Shelley

Escrito em 1816, quando ela tinha apenas dezenove anos, o romance de Mary Shelley, Frankenstein: ou o Prometeu moderno, dramatizou assustadoramente o potencial perigoso da vida gerado em uma mesa de laboratório. Um mito assustador da criação para o nosso tempo, Frankenstein continua sendo uma das maiores histórias de terror já escritas e é um clássico indiscutível.

7. O Exorcista, de William Peter Blatty

Uma mãe desesperada e dois padres lutam para libertar a alma de uma menina de uma poderosa entidade sobrenatural da mais pura malignidade. Um extraordinário trabalho clássico de fé e suspense paranormal sombrio que é amplamente considerado o romance mais aterrador já escrito, a obra-prima de arrepios incansáveis de Blatty foi a base do aclamado filme indicado ao Oscar, dirigido por William Friedkin e estrelado por Ellen Burstyn, Jason Miller e Max Von Sydow.

8. Algo Sinistro Vem por Aí, de Ray Bradbury

O show está pra começar. Um parque de diversões itinerante chega a uma pacata cidade do meio-oeste dos Estados Unidos. No entanto, sob tendas e luzes coloridas esconde-se algo ameaçador: um paraíso infernal. Envoltos pelas intrigantes atrações, os espectadores passam por transformações assustadoras que poderão mudar suas vidas de maneira diabólica.

Ávidos por aventura, os amigos de infância Jim Nightshade e William Halloway mergulham nesse curioso circo de horrores para descobrir o que há por trás das atrações. Após se depararem com uma caravana do mal, a dupla tem de desvendar o pesado custo dos desejos… e a fábrica dos seus piores pesadelos.

9. O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris

Como parte da busca por um serial killer apelidado de “Buffalo Bill”, a estagiária do FBI Clarice Starling recebe uma tarefa. Ela deve visitar um homem confinado a uma instalação de alta segurança para criminosos insanos e entrevistá-lo. Esse homem, Dr. Hannibal Lecter, é um ex-psiquiatra com gostos incomuns e uma intensa curiosidade sobre os cantos mais sombrios da mente.

10. Hell House – A Casa Infernal, de Richard Matheson

Alguma alma pode sobreviver?

Considerada como o Monte Everest das casas mal-assombradas, a Belasco House testemunhou cenas de horror e depravação quase inimagináveis. Duas expedições anteriores enviadas para investigar seus segredos terminaram em desastre, e os participantes mortos por assassinato, suicídio ou loucura. Agora, uma nova expedição foi enviada – quatro estranhos, cada um com sua própria razão para enfrentar os tormentos e tentações desconhecidos da mansão.

11. O Bebê de Rosemary, de Ira Levin

Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação algo macabra de incidentes misteriosos ao longo da história. Sem demora, os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm dar boas-vindas aos Woodhouse. Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy. Tudo parece ir de vento em popa. Guy consegue um ótimo papel na Broadway, e novas oportunidades não param de surgir para ele. Rosemary engravida, e os Castevets passam a tratá-la com atenção especial. Mas, à medida que a gestação evolui e parece deixá-la mais frágil, Rosemary começa a suspeitar que as coisas não são o que parecem ser…

12. Drácula, de Bram Stoker

Durante uma visita de negócios ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia, um jovem advogado inglês se encontra no centro de uma série de incidentes horríveis. Jonathan Harker é atacado por três mulheres fantasmas, observa a transformação do Conde da forma humana para a forma de morcego e descobre feridas perfuradas no próprio pescoço que parecem ter sido feitas por dentes. Harker volta para casa após fugir da fortaleza sombria de Drácula, mas a estranha doença de uma amiga – envolvendo sonambulismo, perda inexplicável de sangue e feridas misteriosas na garganta – inicia uma caçada frenética aos vampiros.

13. House of Leaves, de Mark Z. Danielewski

Uma jovem família que se muda para uma pequena casa em Ash Tree Lane, onde descobre que algo está terrivelmente errado: a casa deles é maior por dentro do que por fora. É claro que nem o fotojornalista vencedor do Pulitzer, Will Navidson, nem sua companheira Karen Green e seus dois filhos estavam preparados para enfrentar as consequências dessa impossibilidade.