O DIREITO AGRÁRIO NOS TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Por Albenir Querubini
Baixar O DIREITO AGRÁRIO NOS TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 pdf, epub, mobi, eBook
Cumpre nesse espaço fazer uma síntese da biográfica do nosso homenageado, o agrarista Darcy Walmor Zibetti, que nasceu no campo e dedicou-se ativamente no estudo, ensino e promoção do Direito Agrário no Brasil.
Zibetti nasceu no dia 1º de outubro de 1936, na cidade de Arroio do Meio, no Estado Rio Grande do Sul. É filho de agricultores descendentes de italianos do Norte da Itália, sendo o terceiro de nove irmãos. Trabalhou desde cedo nas lides agrárias com o pai, Sr. Virginio David Zibetti, e frequentou a escola onde sua mãe, Sra. Carmelina Antonia Consati Zibetti, era a professora. Desde cedo conheceu as dificuldades de uma família que tira seu sustento da terra, fato que sempre influenciou sua preocupação com a valorização e defesa dos direitos dos produtores rurais. Além disso, é um apaixonado e defensor do solo.
Decidiu, ainda na juventude, se especializar na área agrária, tendo cursado nos anos de 1958 a 1960 a Escola Técnica de Agricultura – ETA de Viamão/RS, onde se formou Técnico Agrícola, passando a exercer a função de professor estadual do Ensino Técnico, profissão que desempenhou enquanto cursou a Faculdade de Direito junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, entre os anos de 1960 e 1965.
Foi durante a Faculdade de Direito que teve conhecimento de fato que iria mudar em definitivo a sua carreira jurídica, a notícia que estava tramitando no Congresso Nacional a edição do Estatuto da Terra. Nesse momento, a vocação pelo agrarismo falou mais forte e consolidou-se a sua escolha pelo Direito Agrário, disciplina que se influenciou decisivamente o seu futuro profissional. Tanto é que, tão logo formado em Direito, realizou sacrifício pessoal para poder participar do 1º Curso de Direito Agrário realizado no ano de 1965 pela PUC/RJ, tendo sido nomeado o 1º Procurador do então Instituto Brasileiro de Reforma Agrária – IBRA (atual INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Rio Grande do Sul, posto que ocupou até a sua aposentadoria.
Casado com a professora Dione Marion da Costa Zibetti, teve a filha Giovana da Costa Zibetti, que buscou a medicina como profissão. O Professor Zibetti sempre teve na família o apoio e a companhia na sua trajetória agrarista, pautada na divulgação do Direito Agrário.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Albenir Querubini
  • Tamanho: 1805 KB
  • Nº de Páginas: 658
  • Editora: Thoth

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O DIREITO AGRÁRIO NOS TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, escrito por Albenir Querubini. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.