Moreno, o mestre: Origem e desenvolvimento do psicodrama como método de mudança psicossocial
Por Sérgio GuimarãesSobre o livro
Imagine seguir o personagem Jacob Levy Moreno desde a infância em Bucareste, na Romênia, passando pela adolescência e juventude em Viena, até chegar aos Estados Unidos e girar pelo mundo. É essa a proeza de Sérgio Guimarães neste livro.
Fruto de anos de pesquisa – realizada sobretudo na Universidade de Harvard –, que obteve inclusive documentos inéditos, a obra refaz os passos de Moreno e explica o surgimento e a consolidação das bases, dos conceitos e das técnicas criados pelo pai do psicodrama.
Ao contrário de Sigmund Freud, que privilegiava a análise da palavra, Moreno preferiu a ação e a espontaneidade criativa, propondo um tipo de teatro em que cada um pudesse atuar sendo seu próprio autor.
Até hoje, suas propostas continuam atuais e voltadas para o futuro (apesar de ainda parcialmente desconhecidas), não apenas na área da saúde e da educação, mas também no campo da arte e da vida, no dia a dia de qualquer pessoa.
Escrita em linguagem acessível, trata-se, enfim, de uma biografia tanto de Moreno quanto de seu método de transformação psicológica e social – que vai muito além da terapia, envolvendo campos tão diferentes quanto o ensino, a saúde, as instituições e o mundo empresarial.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














