Melhores poemas Casimiro de Abreu
Por Casimiro de AbreuO frescor e a espontaneidade dessa poesia, o lirismo simples, os namoricos ingênuos e levemente maliciosos, a melancolia, a certeza da morte prematura (“Se eu tenho de morrer na flor dos anos,/ Meu Deus! não seja já”), a saudade da pátria (“Eu nasci além dos mares:/ os meus lares, meus amores ficam lá!”), o sentimentalismo, tão do agrado da alma brasileira, conquistaram os leitores. Poemas como “Meus Oito Anos”, “A Valsa”, “Moreninha”, eram recitados em todos os saraus.
Na época, o público brasileiro interessado em literatura apenas começava a se formar, constituído sobretudo por mulheres e estudantes, em geral embriagados de poesia. As tiragens dos livros eram medíocres, duzentos, trezentos exemplares. Assim, a edição de As Primaveras, de mil exemplares, esgotada em pouco tempo, tornou-se no que hoje se chama um best-seller.
Logo, conquistou também Portugal, onde foram lançadas duas edições sucessivas, na década de 1860. Ao longo do tempo saíram dezenas de edições, que fizeram de As Primaveras o livro de versos mais lido de um autor brasileiro, numa prova de como o poeta soube sintonizar com a sensibilidade e os sonhos do povo.
Um presente extra nesta seleção de Melhores Poemas Casimiro de Abreu são os deliciosos textos (prefácio e vida do poeta) escritos por Rubem Braga. Afinal, foi preciso mais de um século para juntar essa dupla.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Casimiro de Abreu
- ISBN-10: 8526003399
- ISBN-13: 978-8526003392
- ASIN: B015JQ2LC4
- Editora: Global
- Idioma: Português
- Tamanho: 1301 KB
- Nº de Páginas: 113
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Melhores poemas Casimiro de Abreu, escrito por Casimiro de Abreu. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.