Linha do tempo: Relações entre humanos e os outros animais: Misticismo, Teocentrismo, Antropocentrismo, Biocentrismo

Por Sérgio Augusto
Baixar Linha do tempo: Relações entre humanos e os outros animais: Misticismo, Teocentrismo, Antropocentrismo, Biocentrismo pdf, epub, mobi, eBook
A construção da temática teve início em 2013, em um pré-projeto de conclusão de curso para a graduação na área de Ciências Biológicas. A princípio, o trabalho ainda conserva o objetivo inicial de um material educativo para escolas, sobre ética animal abolicionista.

A livro busca contextualizar as relações humanas com os outros animais ao longo da história, classificada em 5 grupos: relações naturais, místicas, teocêntricas, antropocêntricas e biocêntricas.

Os períodos mais antigos remetem-se às relações baseadas no instinto e na luta pela sobrevivência (presa e predador). Na Pré-História, em um tempo impreciso, é inserida a concepção de “alma e espírito”, resultando em novas relações, o que chamo de relações místicas. As crenças ficam complexas; nascem as religiões. As relações com os outros animais são modificadas, conforme a peculiaridade de cada religião (relações teocêntricas). No Cristianismo, por exemplo, o conceito de alma aos outros animais não era permitido. Os animais eram vistos como inferiores, brutos, criados por Deus para servir aos humanos. Segundo Morris, a ideia de que os animais não têm alma elimina a culpa nas relações cruéis. Chegando à Idade Moderna, os outros animais continuam sendo vistos como seres inferiores, irracionais, produtos, objetos e recursos naturais para servir aos humanos. O humano agora toma o lugar de Deus, como centro do universo (relações antropocêntricas). Na Idade Contemporânea, a ética e a moral não são limitadas ao benefício do humano e abraçam toda a biodiversidade, principalmente, os seres que possuem a capacidade de sentir dor.

Essa classificação foi associada respectivamente à Pré-História (até 4000 a.C.), Idade Antiga (até 476 d.C.); Idade Média (até 1453 d.C); Idade Moderna (até 1789 d.C.) e Idade Contemporânea (dias atuais).

No livro buscou-se demonstrar qual época está embasada determinada relação, argumento ou visão em relação aos outros animais. É possível ter uma melhor compreensão sobre a persistência humana na violência e na exploração dos outros animais.

Estamos na Idade Contemporânea. Será que nossas ações em relação aos outros animais correspondem ao nosso tempo?

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Sérgio Augusto
  • Tamanho: 12755 KB
  • Nº de Páginas: 129
  • Idioma: Português
  • Categoria: Filosofia

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Linha do tempo: Relações entre humanos e os outros animais: Misticismo, Teocentrismo, Antropocentrismo, Biocentrismo, escrito por Sérgio Augusto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.