Libertos, patronos e tabeliães: a escrita da escravidão e da liberdade em alforrias notariais

Por Douglas Lima
Baixar Libertos, patronos e tabeliães: a escrita da escravidão e da liberdade em alforrias notariais pdf, epub, mobi, eBook
“Aqui, serão enfatizados os mecanismos cotidianos e jurídicos, em muitos aspectos partilhados por libertos, patronos e tabeliães, que acabaram referenciados nas alforrias notariais sabarenses. O traçado desta jornada é desafiador: aventura-se em diferentes temporalidades para buscar chaves de entendimento de muitos aspectos das experiências de escravidão e liberdade, tenta aproximação com as personagens que tradicionalmente registravam por escrito as mudanças de status, finalmente, descortina vales, montanhas e campos de Minas Gerais da primeira metade do Setecentos.”

Quais as dinâmicas envolvidas na ocorrência de alforrias em antigas sociedades escravistas? Como era a relação entre o liberto e seu patrono? Que desafios enfrentavam mulheres e homens antes e depois da conquista de suas liberdades? Resultado destas e de outras inquietações, este livro analisa documentos de alforria registrados na Comarca do Rio das Velhas, porção territorial que abarcava grande parte de Minas Gerais no século XVIII. A pesquisa apresenta um contexto complexo, no qual a formalização de um novo status social estava condicionada a variáveis diversas. A discussão vai além da realidade mineira de outrora, já que aspectos dos processos de libertação de escravos também ocorreram de formas mais ou menos semelhantes em outros tempos e espaços. Ao longo do livro, emergem trajetórias intricadas, com personagens que operavam valores bastante diferentes dos nossos, mas, ao mesmo tempo, protagonistas de questões que ainda ressoam nos tempos atuais.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Douglas Lima
  • ASIN: B09F7383LV
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 2631 KB
  • Nº de Páginas: 238
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Libertos, patronos e tabeliães: a escrita da escravidão e da liberdade em alforrias notariais, escrito por Douglas Lima. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.