JASMIM: O poema que virou gente

Por Ricardo França de Gusmão
Baixar JASMIM: O poema que virou gente pdf, epub, mobi, eBook
APRESENTAÇÃO

Lá pelos idos da pós-adolescência, o estudante de jornalismo e poeta rabiscou um poema de amor. No ecossistema do poema havia um senhor chamado Ezequiel, a sua viola dourada, e o poema-protagonista que virou gente de tanta métrica de melodia de amor em música: Jasmim.

O sonho, a saudade, os espinhos e até mesmo um canteiro acorrentado por uma cerca de arame, contracenaram com o poema de Ezequiel. Poema-conto?

Em sua jornada Jasmim voou num pé de vento, virou pássaro e uma estrela. Se transformou em paz e em amor. Jasmim podia tudo: pois era poesia. Até que transformou-se em eternidade. Jasmim é um poema destinado ao público infanto-juvenil.

Esse livro poema-conto foi um dos primeiros e poucos ‘sonhos líricos’ do poeta Ricardo França de Gusmão. Então estudante universitário de Jornalismo da Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, França, mais tarde, passou a escrever poemas sociais e filosóficos existenciais.

O adolescente caminhou na direção do amadurecimento, e incorporou a sua poesia na estilística dos textos de suas reportagens nas redações de jornais, TVs, mídias digitais e assessorias de imprensa por onde passou. Era o poeta e o jornalista usando o mesmo bloco e a mesma caneta.

O AUTOR
RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO
https://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/edita/524/
CONTATO: 21-98354-9990 / [email protected]

Nascido no dia 11 de maio de 1968, o JORNALISTA INVESTIGATIVO, PROFESSOR E POETA, RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO, é filho de advogado e de professora, sendo o mais velho de seus três irmãos. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, em 1992, e é pós-graduado em Telejornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Ao se formar, ingressou como repórter da madrugada no jornal O DIA, promovido, mais tarde, a Repórter Especial.

Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, laureado com três prêmios de jornalismo, sendo dois internacionais, de Direitos Humanos, França foi editor-chefe dos dois Portais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no RJ, entre 2007/2013, quando exerceu o cargo de assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança, durante a gestão do Secretário José Mariano Beltrame.

Como repórter de polícia, cobriu casos de repercussão, como o assassinato da atriz Daniela Perez e as chacinas da Candelária e Vigário Geral. Membro permanente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ex-integrante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Passou por redações de TV, jornais, assessorias de imprensa e internet.

Vencedor do PRÊMIO INTERNACIONAL DE REPORTAGEM IAPA Excellence in Journalism Award, da Interamerican Press Association (IAPA), pelo jornal O DIA/RIO-RJ, em 1997.

O PRÊMIO BARTOLOME MITRE, CATEGORIA DIREITOS HUMANOS, contemplou a série de reportagens investigativas ‘Nota 10 em Violência’, que denunciou os bastidores do tráfico de drogas nas escolas púbicas e privadas do Rio de Janeiro.

Oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/IAPA-Miami), A SÉRIE DE REPORTAGENS FOI CONSIDERADA PELA SIP, A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA IMPRENSA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NAS AMÉRICAS.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Ricardo França de Gusmão
  • ASIN: B096N7H9TD
  • Editora: RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 2419 KB
  • Nº de Páginas: 47
  • Categoria: Literatura e Ficção

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro JASMIM: O poema que virou gente, escrito por Ricardo França de Gusmão. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.