Interpretação dos Atos Processuais – Coleção Processo Civil Contemporâneo
Por João Otávio Terceiro NetoDaí decorre a necessidade de desenvolver-se uma teoria da interpretação dos atos processuais. No Brasil, nunca se esboçou tal teoria – em grande medida, devido ao dogma da irrelevância da vontade no processo, como ressalta Leonardo Carneiro da Cunha. Comparativamente à interpretação dos negócios jurídicos de direito privado, o tema está em um estágio de desenvolvimento científico muito aquém do esperado.
Diversas perguntas precisam ser respondidas: o que significa interpretar um ato jurídico? Quais as semelhanças e as diferenças entre a interpretação da lei e a dos atos jurídicos? Qual o papel da vontade na interpretação dos atos jurídicos e, em especial, dos atos processuais? Que normas disciplinam a interpretação dos atos processuais? Há distinção de regime jurídico entre a interpretação dos atos processuais e a dos atos de direito material? Existem normas que regem a interpretação de qualquer ato processual? Que normas aplicam-se especificamente à interpretação dos atos das partes e do Ministério Público? Que normas aplicam-se à interpretação dos atos do juiz? Que normas norteiam a interpretação dos negócios processuais bilaterais e plurilaterais?
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): João Otávio Terceiro Neto
- Tamanho: 1853 KB
- Nº de Páginas: 227
- Editora: Forense
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Interpretação dos Atos Processuais – Coleção Processo Civil Contemporâneo, escrito por João Otávio Terceiro Neto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.