Governança de TI depois da pandemia
Por Ricardo MansurAntes da pandemia, os projetos de digitalização dos negócios estavam sendo planejados para serem executados em alguns anos. Depois da pandemia, estes projetos foram acelerados para entregar resultados em algumas semanas.
Diversas das empresas que adotavam até então o modelo tradicional de desenvolvimento de projetos em cascata mudaram para o modelo de desenvolvimento de projetos Ágil. A urgência para entregar os projetos de transformação digital foi o principal motivador desta mudança.
Nos últimos vinte anos a enorme aceleração da adoção do modelo de desenvolvimento Ágil, foi a mudança mais radical e abrangente ocorrida no ambiente da organização de projetos de tecnologia.
As necessidades da operação remota dos diversos negócios impuseram a trilha rápida para a transformação digital. A agenda com prazos exíguos era a condição necessária para a sobrevivência do empreendimento empresarial.
Os funcionários tinham que conseguir trabalhar remotamente e os clientes tinham que poder comprar e interagir com a empresa de forma online em tempo real durante a quarentena e o lookdown.
As mudanças demandaram por um grande volume de investimento em tecnologias físicas e sociais. As empresas investiram pesadamente na compra ou aluguel de equipamentos de mobilidade e no treinamento dos seus funcionários.
Muitos profissionais da organização de tecnologia (maioria terceirizados) foram desligados do corpo profissional das empresas, porque as mudanças repentinas das prioridades do negócio tornaram as suas habilidades, competências e capacitações redundantes.
A equipe técnica da organização de TI passou a ser formada apenas pelos profissionais com capacitações, competências e habilidades relevantes para os novos modelos de negócio da corporação.
Os processos internos foram digitalizados e a educação online passou a fazer parte da rotina diária dos colaboradores, clientes e consumidores. Quando ocorreu a reabertura da economia, a maioria das empresas e dos clientes estavam satisfeitas com os resultados alcançados pela operação online.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ricardo Mansur
- ASIN: B08NCNH7F2
- Idioma: Português
- Tamanho: 3342 KB
- Nº de Páginas: 165
- Categoria: Computação e Informática
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Governança de TI depois da pandemia, escrito por Ricardo Mansur. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.