Gestão Moderna das Empresas de Saneamento: Conceitos que irão revolucionar o negócio de distribuição de água no Brasil e no mundo
Por Henrique Gustavo da Costa O dia-a-dia de um gestor envolve atualmente diferentes entradas em uma realidade complexa:
• os processos de negócios envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens;
• as situações carregam cada vez um número maior de variáveis;
• o processo decisório está cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos;
• o gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo, e, por conseguinte, com outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros, terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive do estrangeiro;
• tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças;
• o ambiente de mercado é cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos.
Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.
Gerir a aplicação dos recursos é crucial, sejam recursos materiais, financeiros, de informação, humanos, de comunicação ou tecnológicos.
A ênfase na gestão vem da necessidade de aperfeiçoar continuamente os processos de negócio, pelo aprendizado e inovação permanentes. Novos métodos de gestão, novas ferramentas de apoio, novos sistemas de informação,
novos modelos de negócio e reestruturação empresarial tudo isso representa o esforço por aperfeiçoar a gestão.
Esse livro tem como objetivo esclarecer aos leitores alguns pontos importantíssimos da gestão das empresas de saneamento bem como se adaptar aos novos desafios dos mercados globalizados e competitivos utilizando novos modelamentos de negócio e buscando possíveis reestruturações de acordo com o ambiente e momento que o
mesmo se encontra.
Capítulos:
1 – Conceitos básicos para a gestão moderna das empresas.
2 – Do planejamento.
3 – A decisão de abrir o capital
• os processos de negócios envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens;
• as situações carregam cada vez um número maior de variáveis;
• o processo decisório está cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos;
• o gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo, e, por conseguinte, com outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros, terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive do estrangeiro;
• tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças;
• o ambiente de mercado é cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos.
Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.
Gerir a aplicação dos recursos é crucial, sejam recursos materiais, financeiros, de informação, humanos, de comunicação ou tecnológicos.
A ênfase na gestão vem da necessidade de aperfeiçoar continuamente os processos de negócio, pelo aprendizado e inovação permanentes. Novos métodos de gestão, novas ferramentas de apoio, novos sistemas de informação,
novos modelos de negócio e reestruturação empresarial tudo isso representa o esforço por aperfeiçoar a gestão.
Esse livro tem como objetivo esclarecer aos leitores alguns pontos importantíssimos da gestão das empresas de saneamento bem como se adaptar aos novos desafios dos mercados globalizados e competitivos utilizando novos modelamentos de negócio e buscando possíveis reestruturações de acordo com o ambiente e momento que o
mesmo se encontra.
Capítulos:
1 – Conceitos básicos para a gestão moderna das empresas.
2 – Do planejamento.
3 – A decisão de abrir o capital
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Henrique Gustavo da Costa
- ASIN: B098VVJ2GW
- Editora: Henrique Gustavo da Costa / H.Editora
- Idioma: Português
- Tamanho: 3859 KB
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Gestão Moderna das Empresas de Saneamento: Conceitos que irão revolucionar o negócio de distribuição de água no Brasil e no mundo, escrito por Henrique Gustavo da Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.