1. Cultural. Um dos aspectos básicos de qualquer organização, seja qual for o seu domínio, é que esta não poderá existir, desenvolver-se e aperfeiçoar-se se não conter dentro de si própria um conjunto de valores e finalidades partilhados por todos os seus membros. Na mesma e precisa dimensão, a organização de uma equipa de futebol não poderá subsistir se os seus jogadores não aderirem a uma visão comum de forma a direccionar efectivamente as suas decisões, atitudes e comportamentos com o intui-to de estabelecer uma coerência interna. Assim, em situação de treino ou competição, todos os elementos ligados à equipa devem ser parte actuante e participante para o desenvolvimento dessa organização.
2. Estrutural. Exprime um dispositivo táctico, que determina o arranjo posicional dos jogadores dentro do espaço de jogo, ajudando-os a compreenderem e a operacionalizarem as suas funções tácticas e responsabilidades no plano individual e no plano colectivo, isto é, na sua interdependência comportamental agindo como membros solidários dentro de uma equipa. Esta solidariedade e interdependência comportamental significam que, cada jogador se ajusta de forma a constituírem um todo (equipa) com um sentido e identidade própria (modelo).
3. Metodológico. Representa a coordenação (sincronização) comportamental dos jogadores e o ritmo de execução das suas acções táctico-técnicas, racionalizando-as e sequenciando-as, através do estudo e do treino realizado durante o processo de preparação da equipa, para as fases fundamentais do jogo, isto é, no processo ofensivo e defensivo, enquadrados num dispositivo estrutural de base, denominado sistema de jogo.
4. Relacional. Desenvolve uma linguagem táctica comum no seio da equipa (também denominado de princípios do jogo), sendo suportada pela implementação de um conjunto de linhas orientadoras do pensamento táctico dos jogadores (regras de decisão), as quais, visam a resolução operativa, isto é, táctico-técnica dos diferentes contextos situacionais que o jogo desenvolve exige.
5. Procedimental. Assegura os meios, as formas e as acções táctico/técnicas mais eficazes, eficientes e racionais para solucionar os problemas que derivam das situações de jogo. Esta resolução é condicionada interiormente pelos processos cognitivos, fisiológicos, afectivos e motores, e exteriormente pelas condições contextuais da situação, e pelas Leis que, regulam os comportamentos do jogo de futebol.
6. Estratégico/táctico. Expressa uma planificação que analisa, define e sistematiza as diferentes operações inerentes à construção e desenvolvimento de uma equipa. Assim, organiza-as em função das finalidades, objectivos e previsões, escolhendo as decisões que visem o máximo de eficácia e funcionalidade da mesma.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jorge Castelo
- Tamanho: 52717 KB
- Nº de Páginas: 1013
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Futebol. Organização Dinâmica do Jogo, escrito por Jorge Castelo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.