Estudos sobre Amartya Sen: pesquisa e repercussão social
Por Neuro José ZambamA busca pela qualidade da pesquisa envolve inúmeras atividades e compromissos que favorecem a evolução do pesquisador e o desenvolvimento de estratégias de interação e integração com os lugares onde vivem. Esse processo, especialmente quando contempla a investigação a partir de uma teoria ou método de análise, supõe o conhecimento das origens do pensamento em evidência, neste caso do autor, posteriormente a reconstrução de suas categorias e referências com as demais de domínio do investigador e, finalmente, a demonstração da evolução e inovação contando com os novos contextos e experiências da realidade.
A pesquisa sobre A Teoria da Justiça de Amartya Sen no Brasil percorre essa trajetória. A recepção do seu pensamento e das suas experiências envolvem diversos interesses e opções, desde a curiosidade, passando pela investigação acadêmica e alcançando a aplicação nas políticas públicas e sociais que visam a justiça social nas realidades mais sofridas e exigentes.
Esta coletânea de artigos representa o esforço de pesquisadores integrados na rotina acadêmica, política e social do Brasil preocupados com o conhecimento e a divulgação do pensamento de Sen, as políticas públicas de desenvolvimento e promoção humana, e a realização de pesquisas relevantes que contribuam para a qualidade do conhecimento.
O Centro Brasileiro de Pesquisas Sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen está nesse esforço integrado à Política de Pesquisa da Faculdade Meridional – IMED, especificamente com os Programas de Pós-Graduação, às instituições de Ensino da Região e do Brasil. A realização de eventos simboliza a conclusão de uma etapa e o renovado compromisso com outras dinâmicas, métodos, pesquisadores, estudantes e demais interessados com questões importantes abordados neste escrito, especialmente, justiça social, democracia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, condição de agente, capacitações (capabilities).
Capítulos:
1. Impactos da Teoria da Justiça de Amartya Sen na pesquisa acadêmica do Brasil: percepções e compromissos
2. Ocupações irregulares resultantes da ineficiência de políticas de desenvolvimento: um estudo de caso a partir da perspectiva da teoria de Amartya Sen
3. A democracia na visão de Amartya Sen como proposta para o desenvolvimento humano e social
4. A desigualdade na realidade agrária brasileira na ótica seniana
5. Considerando o atrito: sobre a impossibilidade da neutralidade na teoria da preferência de Amartya Sen
6. Desenvolvimento como liberdade e educação: a pesquisa-intervenção sociodramática e a promoção da condição de agente
7. Ética, democracia e sustentabilidade: uma abordagem de Amartya Sen acerca do desenvolvimento econômico e o agir humano
8. Os intitulamentos e a insegurança alimentar no Rio Grande do Sul
9. Prosperidade e o bem viver: estratégias para a sustentabilidade
10. Qual democracia para os novos tempos?
11. O PAC (Programa Apoiar e Comprometer do município de Passo Fundo) e o SUAS: da fome à emancipação
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Neuro José Zambam
- ASIN: B07LG8JX5K
- Editora: Deviant
- Idioma: Português
- Tamanho: 2752 KB
- Nº de Páginas: 208
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Estudos sobre Amartya Sen: pesquisa e repercussão social, escrito por Neuro José Zambam. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.