Estabelecimentos Prisionais Agrícolas no Brasil: Uma ferramenta de ressocialização, gestão pública sustentável e fomento ao setor agroindustrial
Por Vanessa Érica Silva Santos A presente pesquisa procura estudar de forma conjunta duas problemáticas sociais. De um lado têm-se a necessidade de difundir a sustentabilidade para que as presentes e futuras gerações possam usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. De outro lado, temos a população carcerária que aumenta a cada dia por um sistema defasado que não ressocializa os apenados, trazendo consequências no setor econômico com o alto custo dos presídios e com a violência social que tem cada vez um número mais alto de criminosos. A partir desses dois contextos, se vislumbra a possibilidade de políticas públicas e práticas sustentáveis como exemplo de empregos verdes e agricultura sustentável, que pudessem ao mesmo tempo combater todas as problemáticas, com a geração de presídios sustentáveis. Conforme Dias (2016), muitos educadores acreditam que a educação ambiental como instrumento de aprendizagem pode gerar um comportamento ambiental responsável nas pessoas. Procurou-se diagnosticar todos os estabelecimentos prisionais agrícolas brasileiras, se enquadrando as penitenciárias agrícolas (em regra para regime fechado) e colônias penais agrícolas (em regra para o regime semiaberto) averiguando por regiões brasileiras a distribuição dos referidos estabelecimentos agrícolas e o modo que estão sendo desenvolvidas a agricultura, a partir de dados governamentais, para assim, entender e propor uma nova ferramenta ao sistema agroindustrial, dado a junção de espaço e mão de obra barata para os investidores e a necessidade de ressocialização e sustentabilidade pelo governo. Assim, a presente pesquisa visa a análise da gestão ambiental nos estabelecimentos penais agrícolas, procurando fomentar uma proposta de agricultura e práticas autossustentáveis, como forma de melhoramento de gastos públicos e reinserção social, ao passo que procura refletir sobre como o estado poderia promover políticas públicas sustentáveis.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Vanessa Érica Silva Santos
- ASIN: B088PFMH8D
- Editora: Meraki
- Idioma: Português
- Tamanho: 8321 KB
- Nº de Páginas: 113
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Estabelecimentos Prisionais Agrícolas no Brasil: Uma ferramenta de ressocialização, gestão pública sustentável e fomento ao setor agroindustrial, escrito por Vanessa Érica Silva Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.