Espiral GIMi – Gestão Integral da Micromedição
Por Henrique Gustavo da Costa Tudo começa com o bom e velho cadastro de consumidores. Nada tem sentido sem levarmos
em conta, se não construirmos o melhor cadastro de nossos clientes, condição
sine qua non para conhecermos e interferirmos nas relações de consumo. Também
precisamos, nós os gerentes comerciais do mercado de saneamento, conhecer todos
os conceitos de hidrometria, a fim de que tenhamos o melhor medidor, o mais longevo,
que garanta a apuração correta e precisa dos consumos domiciliares, garantindo medições
e faturamentos que resultem em benefício para as partes interessadas, segundo
prescreve a NBR ABNT 24500.
Cadastrar e medir bem, tem sido um esforço gigante do sanitarista latinoamericano,
com vistas a incrementar o faturamento, reduzir perdas e desperdícios, enfim, gerar
valor para o negócio das organizações de saneamento, que tanto recursos precisam
para reinvestirem e expandirem o negócio, rumo à universalização dos serviços de
abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Mas as coisas estão funcionando
bem, a ponto de se colher o melhor dos resultados. O que falta, afinal? que caminho
deveríamos seguir? por que não crescemos e não nos aproximamos da universalização
pretendida pelo pacto global, notadamente em seu ods – objetivo de desenvolvimento
sustentável, que preconiza água e saneamento para todos, até 2030?
A resposta é única: nos falta gestão. Nos falta integração, tudo complementando a
boa hidrometria e o cadastro de consumidores. Enfim, nos falta a gestão integrada da
micromedição, representada pela Espiral Gimi, criada pelo conceituadíssimo Henrique
Gustavo da Costa, especialista em gestão, mais do que um profundo conhecedor de
hidrometria. Tive a felicidade de encontrar este profissional renomado que, a partir de
pequenos questionamentos, conseguiu, comigo, escrever algo que preenchesse uma
lacuna na gestão de nossos parques de hidrômetros, que ainda são tratados por orientações
equivocadas de quem zela pela metrologia ou quem fabrica, como “commodities”.
O resultado disso tudo foi a Espiral Gimi, escrita a partir de considerações transversais,
pois sem que levássemos em consideração todos processos envolvidos com o hidrômetro,
jamais geraríamos valor na apuração dos consumos domiciliares. A partir dessa
espiral, os autores buscaram garantir aos gestores comerciais as melhores condições
para que meçam e faturem o mais próximo possível daquilo que produziram, daquilo
que extraíram de seus agonizantes mananciais, tão dilapidados pelas intervenções humanas
desastrosas.
A Espiral Gimi não mitiga as agressões que estamos fazendo ao meio ambiente, mas
dá aos gestores comerciais das empresas de saneamento a certeza de que estão captando
o mínimo, e medindo e faturando o máximo, minimamente contribuindo com o
tão necessário e sonhado desenvolvimento sustentável, de olho nas gerações futuras.
Boa leitura.
em conta, se não construirmos o melhor cadastro de nossos clientes, condição
sine qua non para conhecermos e interferirmos nas relações de consumo. Também
precisamos, nós os gerentes comerciais do mercado de saneamento, conhecer todos
os conceitos de hidrometria, a fim de que tenhamos o melhor medidor, o mais longevo,
que garanta a apuração correta e precisa dos consumos domiciliares, garantindo medições
e faturamentos que resultem em benefício para as partes interessadas, segundo
prescreve a NBR ABNT 24500.
Cadastrar e medir bem, tem sido um esforço gigante do sanitarista latinoamericano,
com vistas a incrementar o faturamento, reduzir perdas e desperdícios, enfim, gerar
valor para o negócio das organizações de saneamento, que tanto recursos precisam
para reinvestirem e expandirem o negócio, rumo à universalização dos serviços de
abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Mas as coisas estão funcionando
bem, a ponto de se colher o melhor dos resultados. O que falta, afinal? que caminho
deveríamos seguir? por que não crescemos e não nos aproximamos da universalização
pretendida pelo pacto global, notadamente em seu ods – objetivo de desenvolvimento
sustentável, que preconiza água e saneamento para todos, até 2030?
A resposta é única: nos falta gestão. Nos falta integração, tudo complementando a
boa hidrometria e o cadastro de consumidores. Enfim, nos falta a gestão integrada da
micromedição, representada pela Espiral Gimi, criada pelo conceituadíssimo Henrique
Gustavo da Costa, especialista em gestão, mais do que um profundo conhecedor de
hidrometria. Tive a felicidade de encontrar este profissional renomado que, a partir de
pequenos questionamentos, conseguiu, comigo, escrever algo que preenchesse uma
lacuna na gestão de nossos parques de hidrômetros, que ainda são tratados por orientações
equivocadas de quem zela pela metrologia ou quem fabrica, como “commodities”.
O resultado disso tudo foi a Espiral Gimi, escrita a partir de considerações transversais,
pois sem que levássemos em consideração todos processos envolvidos com o hidrômetro,
jamais geraríamos valor na apuração dos consumos domiciliares. A partir dessa
espiral, os autores buscaram garantir aos gestores comerciais as melhores condições
para que meçam e faturem o mais próximo possível daquilo que produziram, daquilo
que extraíram de seus agonizantes mananciais, tão dilapidados pelas intervenções humanas
desastrosas.
A Espiral Gimi não mitiga as agressões que estamos fazendo ao meio ambiente, mas
dá aos gestores comerciais das empresas de saneamento a certeza de que estão captando
o mínimo, e medindo e faturando o máximo, minimamente contribuindo com o
tão necessário e sonhado desenvolvimento sustentável, de olho nas gerações futuras.
Boa leitura.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Henrique Gustavo da Costa
- ASIN: B09977LLBX
- Editora: Henrique Gustavo da Costa e Mário Augusto Bággio / H.
- Idioma: Português
- Tamanho: 11058 KB
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
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