Este livro, em sua primeira edição, nasceu da grande necessidade de refletir, mais uma vez, a respeito de leituras e livros, em especial, no âmbito da Educação. Nesta segunda edição observamos a necessidade de ampliar alguns conceitos e indicar, na segunda parte, mais algumas leituras.
A primeira parte desenvolve alguns questionamentos a respeito do que seja leitura. Nessa medida, obrigatoriamente, reflete as diversas linguagens e algumas teorias a respeito de cognição. Ainda existem muitas divergências acerca do assunto. Desta forma revimos algumas posições colocadas, em particular, pela Semiótica de Peirce, assim como algumas teorias mais tradicionais colocadas pela Linguística.
Em que medida a linguagem verbal poderia ser considerada uma linguagem perfeita? Em que medida a linguagem verbal não precisaria de outras linguagens para uma perspectiva mais completa e abrangente acerca dos fenômenos?
Um dos substratos teóricos que sustentam, muitas de nossas posições, foram colocadas por escritores como Borges, Sabato e outros que julgamos com plena autoridade para falar a respeito de linguagem, sempre, de alguma maneira, lembrando que antes do que qualquer coisa os escritores são aqueles que arejam a linguagem verbal e dão novos rumos ao pensamento, ou, pelo menos, são os que nomeiam a realidade.
Um outro ponto, visto neste texto, se refere a questões relacionadas com a leitura de um modo geral. Em que medida as pesquisas a respeito de leitura acertaram em suas metodologias nada confiáveis? Será que nos dias atuais as pessoas leem mais ou menos que antigamente? Quais são as garantias de que antigamente as pessoas liam muito mais como supõem vários educadores e pesquisadores?
No âmbito da literatura, cremos mais do que nunca, que existe uma tipologia textual que deve ser colocada em xeque, ou seja, a separação entre o que seja prosa e o que seja poesia. Tal separação, via de regra, cria um verdadeiro abismo entre certos ‘gêneros’ literários que, a nosso ver, serve apenas para afastar as pessoas da leitura e do ato de escrever. Desta maneira, retomamos alguns conceitos para fundamentarmos questões sobre prosa e poesia. Mostramos, dentro do possível, que prosa e poesia misturam-se a todo momento. Que prosa e poesia podem estar lado a lado, inclusive, em livros aparentemente conceituais.
A segunda parte deste livro sugere a leitura de alguns livros e, naturalmente, faz uma análise a respeito de cada um. Algumas dessas análises foram publicadas, parcialmente (todas revistas e revisadas), na Revista Filosofia da Editora Escala.
A primeira parte desenvolve alguns questionamentos a respeito do que seja leitura. Nessa medida, obrigatoriamente, reflete as diversas linguagens e algumas teorias a respeito de cognição. Ainda existem muitas divergências acerca do assunto. Desta forma revimos algumas posições colocadas, em particular, pela Semiótica de Peirce, assim como algumas teorias mais tradicionais colocadas pela Linguística.
Em que medida a linguagem verbal poderia ser considerada uma linguagem perfeita? Em que medida a linguagem verbal não precisaria de outras linguagens para uma perspectiva mais completa e abrangente acerca dos fenômenos?
Um dos substratos teóricos que sustentam, muitas de nossas posições, foram colocadas por escritores como Borges, Sabato e outros que julgamos com plena autoridade para falar a respeito de linguagem, sempre, de alguma maneira, lembrando que antes do que qualquer coisa os escritores são aqueles que arejam a linguagem verbal e dão novos rumos ao pensamento, ou, pelo menos, são os que nomeiam a realidade.
Um outro ponto, visto neste texto, se refere a questões relacionadas com a leitura de um modo geral. Em que medida as pesquisas a respeito de leitura acertaram em suas metodologias nada confiáveis? Será que nos dias atuais as pessoas leem mais ou menos que antigamente? Quais são as garantias de que antigamente as pessoas liam muito mais como supõem vários educadores e pesquisadores?
No âmbito da literatura, cremos mais do que nunca, que existe uma tipologia textual que deve ser colocada em xeque, ou seja, a separação entre o que seja prosa e o que seja poesia. Tal separação, via de regra, cria um verdadeiro abismo entre certos ‘gêneros’ literários que, a nosso ver, serve apenas para afastar as pessoas da leitura e do ato de escrever. Desta maneira, retomamos alguns conceitos para fundamentarmos questões sobre prosa e poesia. Mostramos, dentro do possível, que prosa e poesia misturam-se a todo momento. Que prosa e poesia podem estar lado a lado, inclusive, em livros aparentemente conceituais.
A segunda parte deste livro sugere a leitura de alguns livros e, naturalmente, faz uma análise a respeito de cada um. Algumas dessas análises foram publicadas, parcialmente (todas revistas e revisadas), na Revista Filosofia da Editora Escala.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ana Maria Haddad Baptista
- Tamanho: 599 KB
- Nº de Páginas: 157
- Editora: SG Leitura Digital
- Categoria: Educação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Educação, Linguagens & Livros, escrito por Ana Maria Haddad Baptista. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.