Direito fundamental à saúde – O dilema entre o mínimo existencial e a reserva do possível
Por Ricardo Augusto Dias da SilvaAo se caminhar pelas ruas de qualquer metrópole do país, como tantas outras pessoas, devemos nos indignar com a situação de crianças, adolescentes e idosos que vagam solenes e descalços pelas ruas pedindo esmola, em estado de saúde precário, sob o inclemente sol ou nas úmidas tardes e noites chuvosas.
Não menos indignação deve-se sentir com a falta de tratamento próprio das ruas, calçadas, passeios públicos, transporte público, prédios públicos e particulares, sem as devidas adaptações para o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais.
As páginas dos periódicos nacionais estão diariamente a estampar ocorrências também ensejadoras da mais veemente indignação relacionada à violência doméstica contra a mulher, contra as crianças.
Não menos merecedora de repulsa é a constatação de que direitos básicos relacionados à saúde, educação, saneamento básico, habitação, alimentação, ainda são negados a uma grande parcela da população, seja por omissão estatal, seja pela inércia da iniciativa privada.
O que se assevera não está relacionado apenas a uma pequena parcela da população brasileira, mas a um grande contingente humano, destituído de seus Direitos Fundamentais, com destaque que se quer dar no presente estudo à saúde, setor do qual se infere índices alarmantes de desrespeito à dignidade humana.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ricardo Augusto Dias da Silva
- Tamanho: 846 KB
- Nº de Páginas: 362
- Editora: Fórum. ed.
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Direito fundamental à saúde – O dilema entre o mínimo existencial e a reserva do possível, escrito por Ricardo Augusto Dias da Silva. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.