Descomplicando a Segurança Digital: Proteja seus ativos digitais e tenha uma noite de sono tranquila
Por Hugo CarvalhoDiferente de antigamente, onde os atacantes possuíam um baixo poder de fogo e precisavam estudar muito a fundo um alvo que pudesse recompensar o esforço necessário para um ataque, hoje em dia existem ferramentas automatizadas (que podem por exemplo serem adquiridas na Dark Web por alguns bitcoins) que ficam realizando incessantes varreduras na Internet em busca de dispositivos vulneráveis. Aquela figura do hacker do mal nerd, profundo conhecedor de tecnologia, cheio de espinhas e com péssimo traquejo social, foi somada aos hackers do mal “gourmet”, que usam e abusam da engenharia social e de ferramentas prontas que fazem todo o trabalho sujo, só restando para esses atacantes colher os seus lucros.
Agora mesmo uma pessoa com pouco conhecimento técnico, mas com algum dinheiro, já pode fazer parte deste lucrativo mercado dos crimes virtuais. Adicionalmente, o mundo caminha para um cenário ainda mais conectado. O mundo da década de 1990, onde era difícil ter uma residência com um computador ainda mais difícil ter um computador com acesso à Internet (discada por sinal), deu espaço para um mundo com residências com Internet rápida (banda larga ligada 24×7) e com dezenas de dispositivos conectados à rede, desde os celulares, passando por notebooks, tablets, TVs, roteadores sem-fio, fechaduras e até geladeiras.
Um prato cheio para os atacantes, que possuem uma superfície de ataque ainda maior para buscar por vulnerabilidades. Juro que esse é o último parágrafo de motivação (ufa!). Finalmente, outra mudança fundamental é o uso da tecnologia para transitar e armazenar informações sensíveis. Antigamente, vivíamos no mundo offline, com fotos impressas em lojas ou em polaroids, muitos cadernos e coisas escritas na máquina de escrever. Hoje em dia, temos tudo em nossos meios digitais. Fotos, vídeos, acesso ao banco, acesso ao cartão de crédito, trocas de mensagem, documentos, etc. Hoje em dia, o grande desafio para a segurança (minha e sua) e do usuário geral se resume a se tornar um alvo menos apetitoso para os ataques existentes.
Não podemos ser aquele personagem frágil que sempre morre primeiro nos filmes de terror. E não seremos se seguirmos à risca todo o conteúdo desse livro. Espero que o processo seja divertido e ao mesmo tempo lhe traga ferramentas e reflexões que o diferenciem. Para quem não aplicar tudo, ficarei satisfeito se você pelo menos se conscientizar de todas ameaças existentes e seja mais cauteloso ao tomar ações no mundo digital, medindo as possíveis consequências. Que um atacante te ache um alvo desinteressante e busque outra pessoa para infernizar a vida.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Hugo Carvalho
- ASIN: B08C9SXC7T
- Idioma: Português
- Tamanho: 1347 KB
- Nº de Páginas: 96
- Categoria: Computação e Informática
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Descomplicando a Segurança Digital: Proteja seus ativos digitais e tenha uma noite de sono tranquila, escrito por Hugo Carvalho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.