Conselho fiscal e conselho consultivo: Condomínio edilício e seus auxiliares
Por Carmen Mendes PaganA antiga Lei dos Condomínios auferia a obrigatoriedade da existência do conselho consultivo com o objetivo, quase que exclusivo, de auxílio ao síndico na tomada de decisões. Porém, essa comissão perdeu a efetividade devido à evolução das tecnologias e formas de administrarem-se os condomínios.
Quando da promulgação dessa Lei nº 4.591, de 1964, a administração dava-se em autogestão, cabendo ao eleito todas as tarefas administrativas, incluindo contratação e acompanhamento de obras, e outras funções, como a cobrança das taxas condominiais, sua conferência e cobrança.
Após esses quase cinquenta anos, o progresso da sociedade e a modernização dos meios de prestação de serviços possibilitaram que o gestor trabalhasse e atuasse como um líder, que delega e controla, sendo imperativas a coordenação e a fiscalização dos atos dos contratados por ele, os seus auxiliares. Ainda assim, cabe ao síndico todas as responsabilidades, porém, com maior espaço e tempo para um assíduo planejamento do mandato, e, com certeza, melhores resultados.
Com mais esta obra, a autora pretende atingir todos os envolvidos na área condominial e levá-los a refletir sobre aspectos nem sempre iminentes e que merecem atenção. É a forma que encontrou para transmitir um pouco de sua vivência na área, de maneira simples, com o intuito de contribuir para o exercício da transparência na gestão de condomínio.
Enleva a importância da efetiva contribuição do conselho fiscal a fim de corroborar com a boa-fé e a lisura, de forma a transparecê-las sempre. Lidar com bens de terceiros não permite imprecisões e necessita de um trabalho “encharcado” de cuidados e comprometimento. Entende que tudo o que é feito com clareza e dedicação é translúcido e acaba por cativar a atenção dos condôminos, que se tornam mais participativos e, em consequência, contribuem, como têm o dever, com a gestão de seu próprio bem.
A área condominial carece de fiscalizações em todos os seus aspectos, assim, os membros do conselho fiscal concorrem com grande importância ao desempenhar um trabalho sério, dando segurança aos interesses do restante dos proprietários do condomínio.
“Conhecer nunca é demais”, esse é seu humilde lema. E, se cada um dividir um pouco do seu saber, todos estaremos mais aptos à convivência pacífica em uma sociedade mais consolidada. Isso porque nós, homens, construímo-la.
Em linguagem simples e clara, afere que o leitor entenderá as mensagens transmitidas nesta obra e espera que ele repasse a outros os conhecimentos que tiver, difundindo, com maior frequência, a forma de administrar-se o condomínio e, portanto, seus bens. Quanto mais indivíduos houver com conhecimento, menos conflitos existirão.
Características do eBook
- Autor(a): Carmen Mendes Pagan
- ISBN-10: 6589765049
- ISBN-13: 978-6589765042
- ASIN: B099J5RMFY
- Editora: Motres
- Idioma: Português
- Tamanho: 1964 KB
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Conselho fiscal e conselho consultivo: Condomínio edilício e seus auxiliares, escrito por Carmen Mendes Pagan. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.