Podemos considerar que o comércio entre os povos, ou na forma de troca de mercadorias (escambo) ou envolvendo produtos considerados valiosos, como metais e pedras preciosas, se iniciou ao mesmo tempo que a formação da sociedade. No início tinha como objetivo satisfazer a necessidade de sobrevivência e era totalmente baseado em uma relação de troca. Trocava-se uma pele curtida por dois porcos, etc. O que se tinha sobrando, trocava-se pelo que faltava. As trocas também se davam somente no nível familiar e não havia uma organização formal para sua efetivação. Com a formação das vilas e povoados, foram aparecendo as feiras, esta sim já uma forma mais formal de comércio, mas que ainda era personalizada pelos próprios produtores que iam trocar as mercadorias que produziam. Uma característica deste período é que não se precisava de vendedores. Ou seja, nós ainda não existíamos! Com o aparecimento das chamadas Grandes Civilizações – Egípcia, Grega e Romana, principalmente, surgiram cidades e toda a estrutura típica de uma grande metrópole, como lojas, armazéns, padarias, etc. Surgiram também necessidades mais sofisticadas, requeridas pelas classes dominantes em cada cultura, como os Faraós, suas famílias e sacerdotes, os Imperadores, Senadores e senhores do poder: Toda uma classe de ricas famílias de políticos e figuras importantes. Iniciou-se então um forte intercâmbio de mercadorias entre as várias partes do velho mundo e a Ásia, especialmente o Egito. Todas as mercadorias eram transportadas por caravanas ou por povos navegadores como os Fenícios. Podemos considerar estes como os primeiros vendedores de fato, comprando e vendendo mercadorias de um lado para o outro. Duas características importantes deste momento econômico: A Produção era menor que a Demanda e Havia pouca ou nenhuma Concorrência . Interessante observar que estas duas características perduraram até o início do Século 20, nos países desenvolvidos, como Estados Unidos e países Europeus. No Brasil podemos considerar que tínhamos esta situação de mercado até os anos 50, para a maior parte dos produtos manufaturados. – Quando os Vendedores e suas Técnicas de Vendas passaram a ser Importantes e Valorizadas ??? O responsável por nos dar um lugar ao sol é exatamente a figura mais temida pelas empresas em geral – A Concorrência !!!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cabral Veríssimo
- ASIN: B07QSHS2T2
- Editora: Clube de Autores
- Idioma: Português
- Tamanho: 410 KB
- Nº de Páginas: 39
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como Ser Um Bom Vendedor, escrito por Cabral Veríssimo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.