Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: Um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico
Por Ian CastroComo ser mais que um Empreendedor Medíocre é um livro que expõe um lado (tóxico e) pouco discutido do empreendedorismo, diferente da abordagem usada por grandes eventos no Vale do Silício ou palestrantes que dançam em palcos, sob as luzes de PowerPoints hollywoodianos, vomitando palavras em inglês e falando do seu Propósito e como possuir um mindset de sucesso. A obra debate um dos maiores obstáculos para o sucesso empresarial aqui, no Brasil: os próprios empreendedores.
“Uma vez que, hoje em dia, se discute absolutamente tudo e mais um pouco sobre empreendedorismo, da busca por sentido até a quantidade de ‘dígitos’ que seu negócio pode fazer em cinco dias, achei que alguém deveria expor e discutir também a mediocridade no empreendedorismo – sem grandes expectativas”.
Ian Castro
Fugindo da rota comum dos livros de empreendedorismo, o autor projeta tons cinzentos sobre o mundo colorido que figuras como coaches externam ao mercado, principalmente para os empreendedores mais inexperientes. Como uma antítese à romantização do empreendedorismo, a obra se configura “não apenas como um manual de instruções, mas também como um guia de sobrevivência” totalmente contextualizado ao cenário empresarial brasileiro.
Diagnóstico dos “Empreendedores Medíocres”
O autor apresenta o que chama de “Empreendedor Medíocre”, a partir de um sistema de classificação original, por tipo: Desorganizado, Preguiçoso, com Expectativas Irreais, Inseguro, Impaciente e até mesmo Mau-caráter. Para todos eles, Castro relata exemplos práticos de como agem, orientações como identificá-los e dicas de como lidar com eles. Tudo isso baseado em casos vivenciados e ilustrado com diálogos verdadeiros, porém inacreditáveis.
Uma verdadeira sessão de terapia com pitadas de humor ácido
Sem a pretensão de ser melhor que os demais empreendedores, o autor destrincha o perfil de cada tipo, descreve as ciladas que já se meteu e até se autodenomina “idiota”, por ceder a clientes que classifica como Empreendedores Medíocres. Como numa sessão de terapia, Castro compartilha situações e diálogos hilários que protagonizou, colocando o leitor num lugar de terapeuta, de um ombro amigo.
Atenção: o intuito do livro não é desestimular o empreendedorismo
Neste relato tragicômico, o autor tenta evitar que outros empresários sejam pegos em circunstâncias semelhantes às que apresenta e possam identificar o tipo de cliente com quem estão lidando e não desperdiçar tempo em “reuniões improdutivas, incontáveis horas de ligações desnecessárias e muitas horas de trabalho menosprezadas”. Se você está começando a empreender, Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico se torna leitura obrigatória para poupar dores de cabeça, evitar frustrações e ajudar a gerenciar suas relações comerciais de forma saudável e próspera.
Características do eBook
- Autor(a): Ian Castro
- ASIN: B0BSTMBCHS
- Editora: Ian Castro
- Idioma: Português
- Tamanho: 2213 KB
- Nº de Páginas: 125
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: Um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico, escrito por Ian Castro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.