Capitalismo planejado: A planificação econômica na França dos ”Trinta Gloriosos” (1945–1975)

Por Guillaume Azevedo Marques de Saes

Sobre o livro

Entre o final da Segunda Guerra Mundial e meados da década de 1970, a França viveu a era de maior prosperidade da história de seu desenvolvimento capitalista.

Isso aconteceu em grande parte devido a uma reformulação de seu modelo social e econômico, com o abandono do liberalismo clássico e a adoção, por meio de um Estado planejador, de uma nova orientação, dirigista, modernizadora e comprometida com uma política de bem-estar social.

Este livro procura descrever as linhas gerais da planificação econômica implementada pelo Estado francês a partir de 1946, a qual desempenhou, durante trinta anos, um papel importante na formulação e na realização dessa política de modernização.

O objetivo desta publicação é, com base num exemplo histórico relativamente recente, explicar ao público interessado como pode funcionar o dirigismo econômico e a planificação estatal numa economia capitalista.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores