As pessoas em primeiro lugar: A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado

Por Amartya Sen
Baixar As pessoas em primeiro lugar: A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado pdf, epub, mobi, eBook
Nesta reunião de artigos e conferências, Amartya Sen e Bernardo Kliksberg apontam caminhos para a superação das injustiças sociais, sempre privilegiando uma mirada inovadora e humanista.
As pessoas em primeiro lugar constitui um verdadeiro manifesto contra as desigualdades que afligem os países em desenvolvimento. Em seus eruditos artigos e conferências, reunidos na primeira parte do livro, Amartya Sen trata de alguns dos temas-chave do novo século segundo seu pensamento econômico inovador, concentrando o foco nas iniquidades que atingem os sistemas de segurança social da maioria dos países. Segundo Sen, a solução passa pela reversão dos mecanismos de perpetuação da pobreza, da ignorância e da violência – um imperativo ético baseado na dignidade inalienável da pessoa humana.
Kliksberg, na segunda parte, se dedica a investigar os gargalos sociais do desenvolvimento da América Latina. O economista aborda o problema central da exclusão em suas múltiplas manifestações: jovens ao mesmo tempo desempregados e fora da escola, marginalização das populações indígenas e afro-americanas, violência urbana. Sua visão integral da economia – que não negligencia a importância das manifestações culturais – perpassa o amplo panorama estatístico apresentado, fundamentando propostas para a imediata redução e, no longo prazo, eliminação das injustiças causadoras do subdesenvolvimento.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Amartya Sen
  • Tamanho: 2449 KB
  • Nº de Páginas: 355
  • Editora: Companhia das Letras

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro As pessoas em primeiro lugar: A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado, escrito por Amartya Sen. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.