Sobre ética e economia

Por Amartya Sen

Sobre o livro

Síntese magistral do pensamento do economista e filósofo indiano. Para ele, a ordem econômica diz respeito à moralidade e à justiça, enquanto as questões éticas vinculam-se também à lógica fria e à exeqüibilidade. Prêmio Nobel de Economia em 1998.

O economista e filósofo indiano Amartya Sen ocupa um lugar único na economia moderna. Por suas contribuições à economia do bem-estar, ganhou, em 1998, o prêmio Nobel.

Dentre suas obras, destacam-se estudos mostrando que as verdadeiras causas da pobreza (e da fome) não são eliminadas pelos booms econômicos e conseqüentes aumentos de renda média anual.

Existem mais coisas envolvidas no “desenvolvimento humano” do que o vão reducionismo do bem-estar econômico permite conceberNeste seu primeiro livro traduzido no Brasil, Amartya Sen traça um fascinante mapa de discussões e propostas numa perspectiva sob a qual a ética e economia são teorias interdependentes.

A síntese do autor está estruturada pela seguinte idéia: se há acordo de que o valor fundamental que orienta a economia normativa e a ética – e as práticas derivadas – é a “realização dos interesses racionais” das pessoas, o mesmo não acontece a respeito de um suposto “núcleo” da “racionalidade” e do modo mais razoável de comparar tais interesses visando ordená-los segundo prioridades de realização.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores