Análise para a redução de custos em sistemas de sprinklers (Prêmio Instituto Sprinkler Brasil Livro 2018)

Por Angelo Diego Packer

Sobre o livro

O presente trabalho analisa as possibilidades de redução do custo para implantação do sistema de sprinkler. Para delimitação do tema, é proposta uma edificação de arquitetura padrão classificada em Ordinário do Grupo 2, onde são estudados os sistemas tipo grelha, árvore e anel.

Em seguida, na mesma arquitetura são abordados diferentes tipos de chuveiros, com análise na área de cobertura, área de aplicação, densidade de área, fator K e tempo de resposta. O posicionamento da subgeral é abordado com intuito de discorrer sobre a localização da tubulação.

Também são consideradas as variações nos materiais, com a utilização de tubo schedule 10 e 40. Por fim, é dimensionada uma edificação com arquitetura de múltiplos pavimentos, para determinar as variações da posição do reservatório.

Ao fim o trabalho, comprova-se que o sistema em grelha é mais vantajoso em relação aos demais e que onde é possível utilizar chuveiro de resposta rápida, devido à altura da edificação, o custo reduz-se de forma considerável. Para a tubulação, a de schedule 10 foi vantajosa em relação a d e 40.

Nas edificações de múltiplos pavimentos, o custo para reservatório superior foi menor devido ao fato de bomba apresentar redução em 48% da potência, porém não se verificou o peso adicional na estrutura desta opção.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores