A Religião na Arena dos Trovadores Ibéricos
Por José D'Assunção Barros Os meios trovadorescos ibéricos do século XIII eram ambientes excepcionalmente abertos à crítica social, política e pessoal. Desde que através do discurso poético-satírico. nem mesmo o rei, que abria seu Paço para os espetáculos e saraus trovadorescos, escapou de algumas críticas bem-humoradas ou mesmo mais ácidas . Também a religião foi amplamente criticada por alguns dos poetas satíricos que constam nas páginas do cancioneiro galego-português. Examinaremos, neste ensaio, as cantigas medievais ibéricas que, produzidas neste ambiente, referem-se de uma maneira ou de outra à religiosidade, particularmente à religiosidade nas suas implicações como mecanismo de inclusão ou exclusão social. As críticas dos trovadores à religião, à estrutura eclesiásticas ou a seus representantes, como os padres locais ou o próprio Papa, constituem uma parte da análise. A crítica aos encontros de religiosidades – lembrando que a península Ibérica, neste período, era disputada por cristãos e islâmicos – é outro aspecto examinado. As cantigas blasfematórias ou heréticas, e também as críticas políticas disfarçadas na temática religiosa, dão margem a outra sessão de análise neste livro que procura examinar como os trovadores ibéricos tematizaram a religião e a igreja nas suas cantigas satíricas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B016KVE4LS
- Idioma: Português
- Tamanho: 646 KB
- Nº de Páginas: 38
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Religião na Arena dos Trovadores Ibéricos, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!