A IMPORTÂNCIA CULINÁRIA NA ARTE TERAPIA: E SUAS REPRESENTAÇÕES
Por BANCHIERI ORTOLANProfessores, artistas plásticos, e áreas da saúde, aos poucos, descobrem esse campo de estudos que é a terapia através da arte e do conhecimento da psicologia. A teoria e a prática da arte terapia e arte-educação envolvem um contexto multidisciplinar, pois é um saber fronteiriço entre psicologia, educação e arte.
Ao expressar-se através da arte, um terapeuta pode ajudar a ver as coisas sobre um indivíduo que ele mesmo, de outra forma, não conseguia ter compreendido. O arte terapeuta ajuda a processar emoções e sentimentos que esse indivíduo estava lutando contra e então dá-se início ao processo de cura. Ele guia os pacientes através do processo de expressão criativa, fornecendo insights sobre suas criações e ajuda o paciente a entender vários aspectos de si mesmo que talvez ele nem soubesse que existia, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim.
É essa ideia de “auto exploração” que muitas vezes pode levar uma pessoa a algumas conclusões interessantes sobre si mesmos. Não se surpreenda se os efeitos da terapia levam a uma sensação geral de alívio e saúde mental melhor. Não existe idade ideal para exercitar arte terapia, pode ser desde uma criança que sofre bullying na escola até pessoas na terceira idade com doenças graves.
A culinária é uma prática capaz de convocar simultaneamente os cinco sentidos. Um prato pode ser uma obra de arte completa, e o cozinheiro, o pintor e escultor, mestre das cores e das formas. Culinária é sim uma forma de Arte, é expressiva, democrática, admite todos em seu ateliê: a cozinha. É uma atividade interdisciplinar e através dela é possível experimentar diferentes cores, sabores, texturas e cheiros culinários, descobrindo relações entre estes sentidos.
Na prática as vivências arte terapêuticas podem ser simples como desenhos, pinturas, colagens e modelagens; como também uma culinária orientada na cozinha dando ênfase ao conflito em questão, como a tarefa será elaborada, os materiais que serão utilizados, o tempo proposto para a execução da tarefa e o compartilhamento da vivência com o terapeuta ou, se for uma vivência em grupo, com os outros participantes.
O estudo terapêutico entre essas duas artes, na prática, trazem benefícios significativos, como a contribuição efetiva para a melhora da qualidade de vida, pois a pessoa é valorizada por si e pela sociedade, respeito, autoestima, saúde, felicidade, sentir-se útil, amar e ser amado, equilíbrio emocional voltado para o “ser” e não somente para o “ter”.
Baseado nos casos estudados, as pessoas, submetidas às vivências terapêuticas, tiveram melhora significativa no crescimento pessoal conseguindo resolver pequenos aborrecimentos, estresses, problemas mal resolvidos, traumas e depressões, graças à arte terapia na culinária.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): BANCHIERI ORTOLAN
- ASIN: B08WWY7DVG
- Idioma: Português
- Tamanho: 289 KB
- Nº de Páginas: 36
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A IMPORTÂNCIA CULINÁRIA NA ARTE TERAPIA: E SUAS REPRESENTAÇÕES, escrito por BANCHIERI ORTOLAN. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.