A célebre obra traz ao mesmo tempo um retrato da breve existência (72 dias) da Comuna de Paris e um chamado à ação da classe trabalhadora francesa contra a repressão praticada pelas forças militares de Versalhes em oito dias de extermínio do poder comunal, de 21 a 28 de maio de 1871, conhecida como “Semana Sangrenta”. Marx apresenta um relato entusiasmado sobre a defesa de Paris por uma maioria de origem operária.
O regime comunal é revelado pelo filósofo alemão como a forma política que levaria à emancipação econômica do trabalho, em que este deixa de ser um atributo de classe. “É uma obra de alcance universal sobre como a usurpação do poder promovida pelos representantes da burguesia, das camadas médias e dos setores rurais timbrados pelos interesses dinásticos foi confrontada pela crítica das armas dos trabalhadores”, afirma o historiador e professor de história da PUC, Antonio Rago Filho, em texto de apresentação do livro.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Karl Marx
- Tamanho: 2740 KB
- Editora: Boitempo Editorial
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A guerra civil na França (Coleção Marx e Engels), escrito por Karl Marx. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.