Salário, Preço e Lucro: Introdução por Edmilson Costa: Elementos para a Teoria da Mais–Valia
Por Karl MarxSobre o livro
Salário, Preço e Lucro é uma obra de disputa teórica no seio do movimento operário internacional.
Pela primeira vez Marx expõe os elementos essenciais para a construção da teoria da mais-valia.
Escrita entre fins de maio e junho de 1865, para a reunião do Conselho Geral da Primeira Internacional, na qual buscava criticar as concepções equivocadas da corrente de delegados influenciados pelo socialismo utópico.
O texto de Marx representou naquela reunião uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e os reformistas.
“Qual é a substância social comum de todas as mercadorias? É o trabalho. Para produzir uma mercadoria, um certo montante de trabalho tem de ser posto nela ou nela aplicado. E não digo apenas trabalho, mas trabalho social.
[…] para produzir uma mercadoria, um homem não tem apenas de produzir um artigo que satisfaça alguma necessidade social, o seu próprio trabalho tem de ser parte integrante da soma total de trabalho gasta pela sociedade. Tem de estar subordinado à divisão do trabalho no interior da sociedade.”
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













