A efetividade do mínimo existencial à luz da Constituição Federal de 1988
Por Ruth Barros Pettersen da Costa Este estudo propõe-se a investigar como os métodos interpretativos, de índole neoconstitucionalista, são capazes de fixar e maximizar o alcance do direito fundamental ao mínimo existencial, conferindo-lhe efetividade. Assim, buscando solucionar este problema, foram utilizados como referenciais teóricos métodos interpretativos de natureza neoconstitucionalista e a teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy. O mínimo existencial, consoante pressuposto adotado por esta investigação, como direito originário a prestações materiais exigíveis pelos cidadãos frente ao Estado, é dedutível diretamente das normas fundamentais da Constituição Federal de 1988, veiculadoras de direitos sociais e do princípio da dignidade humana, exigindo métodos interpretativos que confiram força normativa aos princípios e, especialmente, que produzam efeitos concretizadores. Por isso, o presente estudo fundamenta-se nos métodos interpretativos de Ronald Dworkin e Robert Alexy que, ao reputarem os princípios como normas, viabilizam a efetividade dessas normas, promovendo a sua força expansora.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ruth Barros Pettersen da Costa
- ISBN-10: 6559569497
- ISBN-13: 978-6559569496
- ASIN: B09B2SLKWQ
- Editora: Dialética
- Idioma: Português
- Tamanho: 3562 KB
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A efetividade do mínimo existencial à luz da Constituição Federal de 1988, escrito por Ruth Barros Pettersen da Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!