50 Notas de uma Campanha Suja: A antropofágica eleição de 2014
Por Ramiro BatistaTeve um marqueteiro que ficou maior que os candidatos, uma campanha antropofágica que destruiu a reputação de todos eles e um país que começou a rachar de forma irremediável.
O que era para ser uma “antropofagia de anões” para enfrentar a presidente em campanha Dilma Rousseff, como ele vaticinara um ano antes, virou uma antropofagia de grandões, em que ele mesmo acabou devorado.
Eduardo Campos, Marina Silva e Aécio Neves, pela ordem, foram sendo abatidos numa campanha feroz, de pancadaria abaixo do nível da cintura sem precedentes. Cada qual tentava se firmar como alternativa ao modelo e ao mesmo tempo o candidato que não traísse a herança lulista, de ainda forte apelo popular, que empurrava a favorita.
Acabou numa diferença numérica pequena e a impressão nacional de que metade do país não havia sido contemplada nas urnas. A metade rica, letrada e influente do Sul/Sudeste, que domina a narrativa.
Para piorar, para atender a essa metade pretensamente não contemplada nas urnas, a presidente reeleita fez um discurso inaugural de pregação liberal contrário a tudo que defendera. Não conseguiu o apoio que esperava, perdeu o que tinha do seu lado, gestou um governo já morto de início e precipitou o terceiro turno de crises, uma quarta eleição, que iria derrubá-la um ano e meio depois.
A movimentação, o tom e o clima de um período que aos olhos de hoje parecia chocar o ovo da serpente de uma divisão irremediável estão nos 50 textos dessa coletânea que o jornalista, escritor e comunicador publicou a quente no seu blog ramirobatista.com.br, entre março e novembro daquele ano.
São ensaios perpassados pelo fervor de entender os fenômenos de comunicação de massa provocados pela força de ações individuais para mobilizar ideias e multidões. Seja, no caso, as de Eduardo ou de Marina ou Aécio ou de Dilma ou, sobretudo, de João Santana.
Uma ciência muito própria que mistura a compreensão da história e a tesão pelas encruzilhadas da comunicação política, onde as falhas, as imposturas e as tentações humanas são mais visíveis.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ramiro Batista
- ASIN: B077FYJDRX
- Idioma: Português
- Tamanho: 1313 KB
- Nº de Páginas: 137
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro 50 Notas de uma Campanha Suja: A antropofágica eleição de 2014, escrito por Ramiro Batista. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.