Higiene, educação e assistência no fim do império: O caso do asilo de meninos desvalidos (1875–1889)

Por Douglas Araújo Ramos de Braga

Sobre o livro

Dentro de um cenário em que a educação da criança desvalida tornava-se objeto de interesse de diferentes atores e saberes, entre os quais se incluíam os médicos higienistas, o Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1889) foi criado como instituição-modelo na Corte imperial.

A análise da experiência da instituição nos revela a complexidade da sua dinâmica, permeada pela intervenção de diversos interesses e práticas clientelistas, bem como os possíveis impactos que a medicina higienista trazia em relação às políticas públicas para a infância no Brasil.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores