Universidade ao Interior do Brasil: um estudo sobre as ações de governamento empreendidas pela Universidade Estadual do Piauí na expansão da formação de professores
Por Rui Dglan dos Santos CarvalhoSobre o livro
Nós somos livres para fazermos nossas escolhas ou existem forças conduzindo nossas condutas? Nas sociedades modernas, é forte o entendimento que uma boa educação é fator determinante para o desenvolvimento.
A Constituição Federal de 1988 define a Educação Básica como obrigatória, gratuita e universal. A Lei nº. 9394/96 passa a exigir formação superior como requisito obrigatório para o exercício da docência.
Os governos estaduais e municipais passaram a adotar estratégias para adequar os respectivos sistemas de ensino às novas exigência de formação docente. O professor e a profissão docente tornam-se prioridades das políticas educacionais.
Esta pesquisa tratou das práticas de governamento (condução das condutas) que constituíram a obrigatoriedade da formação superior de professores que atuavam em escolas públicas no Piauí, operacionalizada por meio de uma rápida expansão da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Objetivo do estudo é conhecer as ações de Estado que determinaram a formação de professores e quais os efeitos dessas ações, observados nas narrativas dos professores. Para as análises do material de pesquisa, foi utilizado o conceito-ferramenta de inspiração foucaultiana de governamento.
Ao fim do estudo, conclui-se que as práticas de governamento de Estado sobre os professores mostraram a sua eficiência nas formas dos professores assumirem para si, a necessidade de formação como uma verdade inquestionável; quando o desejo do Estado passa a ser o desejo do sujeito.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Universidade ao Interior do Brasil: um estudo sobre as ações de governamento empreendidas pela Universidade Estadual do Piauí na expansão da formação de professores, escrito por Rui Dglan dos Santos Carvalho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













