Possibilidades de expansão das exportações de Santa Catarina
Por Thiago Rocha FabrisSobre o livro
Este livro detalha os mercados potenciais com o intuito de evidenciar as possibilidades de expansão das exportações dos principais produtos comercializados por Santa Catarina.
Além do diagnóstico, realizado nos capítulos iniciais, foram utilizados índices e um modelo quantitativo para identificar esses mercados.
Ademais, a discussão e análise dos Índices de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e de Especialização Exportadora (IEE), o modelo proposto inclui variáveis como fatores de produção, proximidade do comércio, acordos comerciais e similaridade cultural.
A aplicação prática desses índices e do modelo, considerando as complexidades do comércio moderno, visa aumentar o volume e valor das exportações, fortalecendo a economia catarinense frente às flutuações globais.
Por fim, as políticas comerciais dos principais parceiros, ao longo do período analisado, foram discutidas.
Com uma análise do comércio bilateral entre os países e Santa Catarina e a inclusão de variáveis que capturam as complexidades do comércio moderno, o livro se posiciona como um guia estratégico para empresas e formuladores de políticas comerciais.
Ele ilumina as relações comerciais existentes e traça caminhos para a ampliação do horizonte exportador de Santa Catarina, moldando o futuro de sua presença no comércio internacional.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














