O Lado ”Positivo” da Vida: A Capacidade de Resiliência em Pacientes Vivendo com HIV/Aids

Por Angela Maria de Camargo

Sobre o livro

O livro O lado “positivo” da vida: a capacidade de resiliência em pacientes vivendo com HIV/Aids apresenta a capacidade do ser humano em desenvolver a resiliência após o diagnóstico positivo para HIV/Aids.

A obra propõe-se a apresentar a realidade de 13 pacientes soropositivos brasileiros, suas realidades e especificidades.

A descoberta do diagnóstico do HIV/Aids configura na vida de um indivíduo um impacto que envolve vários aspectos de seu desenvolvimento, assim como a modificação do seu contexto existencial.

Desse modo, torna-se necessário o conhecimento de estratégias que visem ao processo de tratamento e acompanhamento, considerando o contexto individual de cada paciente.

Angela Maria de Camargo atua na área da Saúde Pública e propõe, neste livro, apresentar desde seu conhecimento e experiência a outra realidade dos pacientes que vivem com HIV/Aids, destacando a importância da enfermagem e da preparação dos profissionais para criar uma rede de atenção e promoção do desenvolvimento do percurso da resiliência de forma efetiva e eficaz, desde a sua formação.

A autora convida os leitores a conhecerem os diferentes percursos de desenvolvimento da resiliência em pacientes que vivem com Aids por meio de histórias anônimas reais em indivíduos diferentes expostos a fatores semelhantes.

Ela descreve, ainda, como esses pacientes lidam com as mudanças diárias ocorridas em suas vidas a partir da convivência com a doença e identifica a existência de fatores de proteção promotores da resiliência e reconhece fatores de risco psicossociais que interferem no processo de resiliência em pacientes que vivem com Aids.

O lado “positivo” da vida: a capacidade de resiliência em pacientes vivendo com HIV/Aids apresenta, por meio de um olhar inovador, o impacto do diagnóstico e a forma pela qual os pacientes com Aids percebem a doença, seu tratamento e prognóstico em relação a ela.

Por seu conteúdo, este trabalho torna-se uma leitura oportuna para o público geral, profissionais em vários contextos da saúde e, em especial, para as pessoas que vivem com HIV/Aids.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro O Lado ”Positivo” da Vida: A Capacidade de Resiliência em Pacientes Vivendo com HIV/Aids, escrito por Angela Maria de Camargo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.