O Cooperativismo Agrícola na Região Fumageira de Arapiraca, Alagoas: Ameaças e Soluções

Por Marcos Antonio Dantas de Oliveira

Sobre o livro

Numa linguagem agradável, o autor estuda, observa e sugere com clareza, quais os problemas e as soluções para resolverem e alavancarem o ideário, o ativismo, a prática cooperativista, a estrutura de custos, a capacidade organizacional – recursos, processos e valores –, e a tomada de decisão na Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca Limitada (Capial), na Cooperativa Mista dos Produtores de Fumo de Alagoas Limitada (Cooperfumo), na Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca Limitada (Cooperal), e na Cooperativa Agropecuária de Desenvolvimento do Agreste Limitada (Coopagreste), localizadas na região fumageira do estado de Alagoas.

Essas empreendedoras sociais necessitam implementar um intensivo compartilhamento do aprender, desaprender e reaprender as complexas relações estatutárias, sociais e éticas.

Nessas condições, sugere a participação cognitiva, instrumental, política e social do ‘dono-cooperado’ (ou de qualquer outra cooperativa), assegurarndo à prosperidade do seu negócio privado – recursos, processos e valores – pela otimização da gestão eficiente dos fatores de produção e da liderança eficaz em sua ideia de negócio e assim, alavancarem o Desenvolvimento Sustentável – o Estado da Arte.

Então, empoderar o ‘dono-cooperado’ e criar clientes são estratégias promissoras e oportunas, porque alavancam a liberdade de muitos e o êxito dessas cooperativas.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores