O Bem Beber: Estilos de Consumo entre os Povos Indígenas do Uaçá–Amapá
Por Laércio Fidelis DiasSobre o livro
Esta obra aborda os sentidos simbólicos do consumo de bebidas alcoólicas, assim como os contextos em que as bebidas são consumidas, entre os povos indígenas karipuna, galibi-marworno, palikur e galibi kali´na, todos localizados no extremo norte do Estado do Amapá, município de Oiapoque, nas Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi de Oiapoque.
Já está bastante estabelecido na literatura antropológica sobre o tema que, onde quer que um ou mais tipos de bebida alcoólica estejam disponíveis, seu consumo é utilizado para denir o mundo social em termos de significados simbólicos. São poucas ou nenhuma as bebidas neutras de significado.
Toda bebida é um veículo simbólico, carrega uma mensagem. Identifica, discrimina, constrói e manipula sistemas sociais, valores, relações interpessoais, normas e expectativas de comportamento.
O consumo de bebidas alcóolicas entre os povos indígenas do Uaçá é feito sob orientação de padrões socioculturais que o estruturam e atuam como sua fonte de sentido. O que e por que se consome, seus efeitos no comportamento e a avaliação deste só podem ser apreendidos com referência a esses padrões.
A hipótese é de que o consumo de bebidas alcoólicas entre os povos indígenas do Uaçá é ambivalente. A qualificação de seu consumo é positiva quando expressar interação amistosa entre as famílias, entre os povos e com o sobrenatural. E é negativa quando representa ruptura dessa sociabilidade.
O bem-beber e a embriaguez reprovável não estão diretamente ligados à quantidade de bebida ingerida, por isso a ideia de excesso ganha sentido apenas se relacionada ao contexto específico na qual ocorre.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Bem Beber: Estilos de Consumo entre os Povos Indígenas do Uaçá–Amapá, escrito por Laércio Fidelis Dias. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.









![22 Apostilas de Python para Baixar Grátis [PDF] 22 Apostilas de Python para Baixar Grátis [PDF]](https://livrariapublica.com.br/wp-content/uploads/apostilas-python-pdf.jpg)



