Morrer de vergonha: e outros ateliês (Ateliê clínico Livro 4)

Por Marion Minerbo

Sobre o livro

Como diferenciar o sofrimento neurótico do não neurótico? Nos três ateliês deste volume, Marion Minerbo aborda essa temática tão relevante na clínica contemporânea.

Nessa linha, no segundo ateliê (“Era só pra zoar!”), por exemplo, discute-se sobre se os cinco minutos que o paciente “rouba” ao final da sessão correspondem a algo da ordem da necessidade ou do desejo, e como isso muda tudo em termos de trabalho analítico.

Esse é só um exemplo de como a autora integra, passo a passo e com a ajuda do grupo, metapsicologia e escuta analítica, e como esse percurso reverte para a clínica.

Por meio de uma escuta atenta às particularidades de cada caso, a autora mostra as distinções entre clivagem e recalque, estados desvitalizados e deserotizados, trauma e frustração, além de formular os conceitos de exclusão primária e secundária.

– Bruna Paola Zerbinatti

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores