Sobre o livro
A Revolta dos Malês, ocorrida em 1835 na Bahia, é uma das passagens mais instigantes da nossa história.
A saga dos africanos muçulmanos letrados em árabe que se rebelaram contra a dominação de senhores brancos, analfabetos em sua grande maioria, ressalta a sofisticação intelectual desses escravizados.
Vestidos com abadás brancos e barretes na cabeça – vestimentas islâmicas usadas até então secretamente em seus cultos –, centenas de rebeldes tomaram as ruas de Salvador, colocaram em xeque o sistema escravocrata e deixaram um legado que pulsa até hoje na luta da população negra por dignidade e justiça no Brasil.
“O autor empreende aqui um trabalho inovador, que dribla o lugar institucional da disciplina histórica, tão convicta de si mesma na academia, mas frequentemente tão tediosa na mediação que faz entre o passado e o presente, às vezes empalhando os fatos como se fossem passarinhos.
O que faz Gilvan Ribeiro? Traz o passado para a oratura, de forma encantatória, sem empalhá-lo.” Muniz Sodré – jornalista, sociólogo e professor emérito na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado, escrito por Gilvan Ribeiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













