Faces da Reestruturação Produtiva: Disputas por Representação e Alterações no Mundo do Trabalho
Por Samuel Nogueira CostaSobre o livro
A partir das últimas décadas do século XX, a globalização e a internacionalização do capital trouxeram mudanças significativas tanto ao mundo do trabalho em geral, quanto às estratégias dos sindicatos e às formas de organização da ação coletiva em específico.
Nesse contexto, a Sociologia manteve um esforço permanente de criação de teorias e conceitos capazes de analisar tais transformações e as suas consequências para os sistemas de produção, para o trabalho e para os/as trabalhadores/as.
Em Faces da reestruturação produtiva: disputas por representação e alterações no mundo do trabalho, Samuel Nogueira Costa faz o/a leitor/a percorrer esse instigante debate e aproximar-se, com precisão, de termos imprescindíveis para uma interpretação congruente dessas metamorfoses – tais como globalização, especialização flexível, toyotismo, neoliberalismo e terceirização.
Nesse vocabulário fundamental à compreensão da sociedade atual, o último dos termos ganha importância expressiva no livro, cujo principal objeto de estudo é a terceirização na Universidade de Brasília, a partir de uma perspectiva materialista e dialética.
Por meio de entrevistas com dirigentes sindicais, aplicação de questionário a trabalhadores/as terceirizados/as, dados quantitativos e análise bibliográfica e documental, o autor investiga as mudanças econômicas e políticas no mundo do trabalho, os efeitos da reestruturação do capital e das políticas neoliberais, o processo de terceirização e o movimento sindical dos trabalhadores terceirizados da UnB.
Nesse sentido, a leitura deste livro permite uma profunda reflexão sobre a terceirização, sobretudo no setor público, em seus contornos cada vez mais nítidos de flexibilização, precarização e intensificação do trabalho, com a vantagem de a visão apresentada ser construída sob a ótica dos/as próprios/as terceirizados/as e de sua organização sindical.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Faces da Reestruturação Produtiva: Disputas por Representação e Alterações no Mundo do Trabalho, escrito por Samuel Nogueira Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













