Sobre o livro
Este volume originário do inglês contém uma primeira tradução completa da segunda entre as três grandes formas em que os chamados “Ditos dos Pais do Deserto” chegaram até nós.
A primeira forma é conhecida como coleção “Alfabética,” com aproximadamente 1000 apoftegmas1 referindo-se aos aproximadamente 120 pais que supostamente pronunciaram os ditos ou são mencionados nas historietas.
Muito do que sabemos sobre a história primitiva do monaquismo cristão provém dos Contos e ditos dos Pais do Deserto (Apophthegmata Patrum), dos quais sobrevivem três grandes coleções. A coleção “Alfabética” e seu apêndice, os “Anônimos”, foram compostos por volta de 500 d.C.
(a Coleção “Sistemática” um pouco mais tarde),mas é claro que aos “Anônimos” foi acrescentado material posterior já adentrado o século VII.
Por conseguinte, este volume fornece quase tanto material para o estudo do mundo antigo tardio, do qual o monge procurava fugir, quanto para o próprio empenho monástico. Mas a difusão e a gradual evolução do monaquismo são ilustradas aqui por um período que se estende até a conquista muçulmana.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Ditos anônimos dos Pais do Deserto, escrito por John Wortley. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













